Ijuí recebe o Fogo Simbólico da Pátria

Na manhã de segunda-feira, dia 21/08, o município de Ijuí recebeu a centelha do Fogo Simbólico da Pátria, como preparação para as festividades da Semana da Pátria

A 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria é um evento organizado pela Liga da Defesa Nacional (LDN) e esse ano tem como tema nacional “Centenário de falecimento de Rui Barbosa” e tema regional “Centenário da Revolução Assisista de 1923”. O tema municipal escolhido pela Comissão da Semana da Pátria é “Ijuí Celebra a História da Educação: Memórias de uma terra educadora”.

A condução da Centelha do Fogo, do eixo noroeste do estado, está sob o comando do dirigente institucional da LDN Gilmar Sousa Chagas, que fez transmissão do Fogo Simbólico da Pátria para o vice-prefeiro Marcos Barriquello e ao Comandante do 27º GAC, tenente coronel Ricardo Dias Reimann.

Na oportunidade a Liga da Defesa Nacional homenageou o senhor Waldemo Noll pelos seus 90 anos. Waldemo Noll foi um dos fundadores do Grupo Escoteiros Ijuí 300° e sempre esteve engajado em projetos sociais, de preservação ao meio ambiente e de civismo.

Após a cerimônia o Fogo Simbólico da Pátria foi conduzido pela Brigada Militar e 27º Grupo de Artilharia e Campanha, que fizeram uma corrida de aproximadamente 2km para levar o fogo até o 27º GAC, local que permanecerá até o dia 2 de setembro, quando retornará para a Praça da República no momento da abertura da Semana da Pátria.

A 86º Corrida Fogo Simbólico da Pátria e a Liga da Defesa Nacional:

A Liga da Defesa Nacional foi criada em 1916 pelo poeta e jornalista Olavo Bilac e está presente em todo o Brasil. Tem a finalidade de fortalecer o patriotismo e desenvolver o civismo entre os brasileiros.

A Corrida do Fogo Simbólico da Pátria foi criada em 1937 pelos gaúchos, e a primeira corrida foi de Viamão a Porto Alegre. Todos os anos, percorre o Estado levando a chama a diversos municípios gaúchos.

O Fogo Simbólico representa a Pátria, como uma chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade, além de proporcionar oportunidade de reflexão sobre o amor à Pátria e acerca da importância do culto aos Símbolos Nacionais. O calor da chama transmite a mensagem da preservação do patriotismo, civismo e respeito.