Sistema de Avaliação da Educação Básica - 2023

Inep lança cartilha para orientar realização do Saeb

Guia traz informações sobre avaliação de forma resumida e interativa. Edição foi tema de evento virtual na última sexta (30). Live está no canal do Inep no Youtube

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou, na sexta-feira, 30 de junho, a cartilha “Saeb – Diretrizes da edição de 2023”. O guia traz as principais informações sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de forma interativa e acessível. Nele é possível encontrar as orientações e o cronograma previstos na Portaria do Saeb 2023, publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (26).

Disponível no portal do Inep, a cartilha faz parte de uma série de iniciativas para viabilizar e operacionalizar a avaliação nas melhores condições possíveis. Nesse contexto, o Inep realizou, também, uma live para esclarecer dúvidas sobre os processos que envolvem o Saeb como um todo. De acordo com o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Rubens Campos de Lacerda Júnior, “o encontro virtual e o lançamento da cartilha são parte de um esforço de transparência ativa, no sentido de facilitar a disseminação a respeito da avaliação e também de dirimir dúvidas sobre a portaria”, afirmou.

Rubens destacou, ainda, a ampla articulação demandada pelo Saeb. “O que estamos fazendo contribui para aumentar nossa relação e vínculo com as redes de ensino e demais parceiros para que, assim, tenhamos o êxito desejado”, avaliou. “É importante lembrar que estamos falando de milhões de crianças. Então, para que o processo de avaliá-las seja bem sucedido, precisamos do apoio, principalmente, das secretarias municipais e estaduais de Educação”, complementou Rubens.

 

Segundo Clara Machado, coordenadora-geral do Saeb, a cartilha apresenta os aspectos fundamentais da portaria da edição de 2023, que detalha os procedimentos, protocolos e as ações esperadas das redes e do próprio Inep. “Disponibilizamos esse guia complementar porque sabemos que, muitas vezes, o formato de portaria não é o melhor para localizar as informações de interesse imediato. A cartilha conta com recursos visuais que auxiliam na localização, compreensão e utilização dessas informações”, explicou. “Todas essas iniciativas representam um avanço importante na proximidade com as redes de ensino, escolas e demais parceiros envolvidos”, disse. A gente entende que todos são essenciais para o sucesso do Saeb”, acrescentou Clara.

O Inep aplicará o Saeb entre 23 de outubro e 10 de novembro, em todas as unidades da Federação.

Saeb – Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.

Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.

















Acesse a cartilha do Saeb 2023

Assista à live sobre o Saeb na íntegra

Confira a Portaria do Saeb 2023

Saiba mais sobre o Saeb

Fonte: Inep