Campanha Solidária do IMEAB Cívico-Militar


Gêneros arrecadados com as equipes envolvidas do IMEAB: direção, coordenação pedagógica, representantes dos alunos e militares da escola cívico-militar do IMEAB


No mês de abril de 2022, a equipe diretiva e os militares da escola cívico-militar do IMEAB apresentaram aos alunos uma proposta prática para trabalhar o Projeto Valores, neste mês, com foco na
Solidariedade e a Empatia.

Para que os alunos pudessem interiorizar esses valores, foi proposto a realização de uma gincana solidária de arrecadação de gêneros alimentícios não perecíveis, de higiene e limpeza na comunidade, com o envolvimento de todos profissionais da escola, responsáveis dos alunos, alunos e militares, para doação a entidade filantrópica e famílias de alunos carentes.

As ações da campanha solidária foram realizadas também em outros segmentos do Instituto, cabendo ao Ensino Infantil e Fundamental I arrecadar leite.

Ao Ensino Médio coube arrecadar material de limpeza e higiene e ao Ensino Fundamental II (ECIM) coube a arrecadação de alimentos não perecíveis.

A ação arrecadou mais de 225 kg de alimentos arrecadados, 286 litros de leite, 107 detergentes, 41 desinfetantes, 48 desodorantes, 40 pastas de dente, 35 kg de sabão em pó, 46 absorventes íntimos, e outros itens de menor quantidade.

A doação dos alimentos foi realizada para a Pastoral da Criança, da comunidade Cristo Rei, no bairro do Instituto e 23 famílias carentes de alunos da escola, neste mês de abril.

Projeto Valores na prática

A Gincana Solidária realizada faz parte de um conjunto de atividades criadas para serem realizadas ao longo do ano, com a finalidade de trabalhar os valores nos alunos da Escola Cívico-Militar (ECIM), por meio de atividades práticas, que vão desde competições, com vistas a criar um ambiente coletivo de competição salutar entre as turmas, até outras atividades para estimular a consciência de preservação ambiental e cumprimento de normas escolares, motivando para que  as turmas se destaquem positivamente, no âmbito coletivo.

A gincana solidária, portanto, faz parte de um conjunto maior de ações, com vistas a desenvolver no aluno da ECIM, o espírito coletivo e solidário, com vistas a contribuir para formar o cidadão do futuro e ao mesmo tempo, um aluno engajado na comunidade em que vive.

Momento Cívico e o Valor Solidariedade

Durante os momentos cívicos realizados, tanto a equipe diretiva quanto os militares relacionaram as ações da gincana com o significado do valor solidariedade, como forma de envolver mais os alunos na gincana solidária e levar a mensagem aos responsáveis e pais.

Para coroar o mês de abril, onde os Valores Solidariedade e a Empatia foram intensificados com os alunos, o Professor Claudio Trindade, durante os Momentos Cívicos, recitou as poesias, de sua autoria, Estender a Mão sobre o Valor Solidariedade e o poema Na pele do Outro, sobre o Valor Empatia.


Representantes da Pastoral da Criança recebendo as doações