FEIRA DO LIVRO: LANÇAMENTO DE LIVROS

 

CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA SALA DE AULA



SINOPSE

"O Projeto “Cinema e Direitos Humanos”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), tem organizado sessões de filmes acerca dos Direitos Humanos desde 2015 no âmbito do Campus principal da Universidade – situado no Município de Ijuí-RS. Entende-se que a linguagem cinematográfica, por meio da exibição de uma cinematografia de enfrentamento – cuja dimensão estética e política, assim como sua forma e conteúdo, escapam à massificação das salas de cinema comerciais –, pode representar um mecanismo hábil para suscitar um debate voltado à educação de e para os Direitos Humanos, fortalecendo uma cultura cidadã dentro e fora do espaço formal da academia.Espera-se que este material contribua para que, em sala de aula, os professores da rede de ensino possam dar continuidade àquilo que consiste na proposta principal do projeto: educar para a cidadania, a partir da interlocução dos Direitos Humanos com o Cinema!"







NOTAS PRELIMINARES DE TEORIA DA HISTÓRIA 
QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DO OFÍCIO DO HISTORIADOR




SINOPSE    


A teoria da história é completamente instigante, tanto para os principiantes em estudos históricos quanto para os historiadores profissionais que fazem do campo da História uma profissão, agora já reconhecida no Brasil. Pensamos nos desafios do historiador no tempo presente, como sujeito com habilidades capazes de desenvolver seu ofício em diferentes campos de atuação profissional. Decorrente disso, propomos um estudo inicial de introdução na teoria da história, que são na realidade pequenas notas fundamentais para um embasamento nos estudos históricos contemporâneos. As notas propostas no livro têm a pretensão de fazer uma iniciação formativa, situando-nos no campo da historiografia de forma a estabelecer um percurso. É um percurso que recorre aos princípios fundamentais do ofício do historiador, permitindo-nos construir um olhar sobre a elaboração do conhecimento histórico com as referências dos autores que são balizas no campo de teoria. As notas propostas são apontamentos capazes de nos levar à construção de um conhecimento formativo; entendemos que é preciso começar pelos princípios formadores, para a partir de então adentrar na complexidade da teoria da História. Pensamos, ao escrever as notas, que muitos alunos iniciantes têm dificuldades para embrenhar-se no campo da teoria, dadas as incertezas para o entendimento de um conhecimento que exige um certo domínio de uma linguagem historiográfica. Sendo assim, propomos um ponto de partida com uma certa singeleza de ser um estudo de notas introdutórias. Esperamos com este livro composto de um conjunto de notas, oferecer uma contribuição para o campo historiográfico, o qual está em constantes mudanças para poder acompanhar os próprios dilemas e desafios do conhecimento no mundo contemporâneo.




UMA PROFESSORA EM TEMPOS DE PANDEMIA



SINOPSE


O livro conta a trajetória da professora que buscou realizar um projeto de estudos voltado para os sentimentos em meio à pandemia e de forma remota, procurando ter criatividade e ludicidade em tudo o que fez para envolver as crianças e os adultos. Ele também consiste na explicação e reflexão do projeto de estudos “Quais monstros temos na barriga?” desenvolvido entre professora e turma envolvida – terceiro ano do Fundamental I da Escola Municipal Fundamental Soares de Barros -, cujo foco principal foi a busca pela ampliação de saberes acerca dos sentimentos que permeiam nosso corpo, ainda mais nesse tempo de pandemia, lidando com eles como resultado de estudos, aliado à aprendizagem como forma de vida. Houve busca pelas respostas, unindo interdisciplinaridade e ludicidade com interesse e curiosidade infantil. Desenvolver outras possibilidades de aprendizagem por meio de projetos, que envolvem interdisciplinaridade enfatizando os sentimentos e outras linguagens se tornou desafio para todos. Os resultados quanto à aprendizagem e envolvimento superaram o esperado pela efetiva participação das crianças e das famílias. Por fim, constatou-se que os estudos sobre emoções possibilitam que as crianças percebam a importância de cuidar de si e do outro; em que os sentimentos e os estudos se fundem; fazendo com que tenhamos uma vida melhor. Os conteúdos foram apreendidos da melhor forma possível dentro das possibilidades e, para além disso, tornamo-nos mais que uma turma entre crianças, professoras e famílias...tornamo-nos um grupo de amigos.




VIRA PALAVRA



SINOPSE


O livro Vira palavra abraça o imaginário, harmonizando palavras contadas e cantadas. Entrelaços aquarelados conversam personagens - animais, livros, arvores, aves, refugiados, cavaleiros, piratas, amigos - objetos e cores. No movimento das palavras poetizamos: a gentileza, o respeito, a amizade, a solidariedade, o acolhimento, o cuidado de si, do outro e do planeta (nossa casa comum).

Dançamos com a esperança que se faz na ação, no movimento, na reconstrução de nossas atitudes cotidianas. Transformamos individualismos, pessimismos e tantos “ismos” em valores socialmente construídos em uma sociedade comprometida com a sua continuidade. Valorizamos e nos responsabilizamos com a infância que está em todos nós e que precisa das palavras para conhecer o mundo.





ÍCARO, O COELHO GRAFITEIRO



SINOPSE

    

Sobre a obra, “Ícaro, o coelho Grafiteiro”, podemos dizer que se trata da trajetória de um coelho em suas descobertas e percepções no mundo das Artes. Começa por explorar o mundo das Artes Visuais vistas como clássicas, isto é, apreciando Salvador Dalí, Pierre-Auguste Renoir, Anita Malfatti entre outros, mas percebe a carência de arte nas ruas, ou a necessidade de popularização da arte, então decide deixar a cidade menos opressora em seu concreto. Resolve fazer sua arte nos muros, adentrando no mundo do Grafite e, a partir disso, inicia sua lutar pela valorização dos artistas de rua. É um convite gostoso à imersão na Arte como um todo. Numa linguagem acessível para as crianças e ilustrações belíssimas que incluem arte gráfica e fotografia. Conta, também, com a participação de artistas locais da cidade de Ijuí, o que engrandece culturalmente a nossa cidade.




ENCICLOPÉDIA BIOGRÁFICA DE IJUÍ - RS


SINOPSE

O livro representa, inicialmente, um sonho, que começou a ser trabalhado e escrito no início dos anos de 1980, quando o autor pesquisou quem eram as pessoas cujos nomes identificavam as ruas de Ijuí. Após intensas pesquisas e contatos pessoais com familiares registrou, na época, mais de 400 biografias de pessoas que de alguma forma estavam relacionadas com a história e cidade de Ijuí.

Em julho de 1982, como edição independente, publicou o “Guia Biográfico das Ruas de Ijuí”, contendo a biografia de cada patrono de rua ou informações históricas (vultos e datas históricas) das 476 ruas de Ijuí, até então existentes. Trabalho este inédito – a nível de Brasil.

Para sua execução, além da pesquisa em mapas e Decretos, percorreu a pé, de ponta à ponta, todas as ruas da cidade, além de pesquisar em mapas antigos e decretos municipais, de várias administrações.

O “Guia Biográfico das Ruas de Ijuí” foi muito bem recebido pela comunidade ijuiense, pois além de sua utilidade no comércio e indústria local, também era e é um documento histórico de nossa cidade.

Luis Carlos, natural de Ijuí e a mais de 20 anos residindo em Blumenau, SC, sempre “alimentou” o sonho de fazer uma nova edição e publicação desse importante trabalho realizado. Não como guia de ruas, mas em resgatar e republicar as biografias ali publicadas. Por diversos motivos esse projeto ficou adormecido por mais de 40 anos, apesar que, de tempos em tempos, ele insistia em ocupar sua mente... e coração...

Há cerca de 10 anos, por influência e advento das redes digitais, geralmente nas férias, “Bagé”, como é mais conhecido, voltou a se dedicar às pesquisas sobre a história do município de Ijuí. Aos poucos criou, em 2010, o projeto denominado “IJUÍ – MEMÓRIA VIRTUAL” que envolve um blog (hoje com mais de 900 mil visualizações e cerca de três mil postagens) e no ano de 2014, o grupo no facebook “IJUHY de ANTIGAMENTE” (atualmente com mais de 14 mil membros ativos e milhares de publicações sobre a história de Ijuí).

Portanto, no estágio atual do projeto “IJUÍ – MEMÓRIA VIRTUAL” é a vez de resgatarmos as biografias que foram publicadas em 1982, no Guia Biográfico das Ruas de Ijuí, e ampliá-las com novas pesquisas e compilações na forma de uma Enciclopédia Biográfica de Ijuí, (proposta para ser publicada em diversos volumes).

Proposta e metodologia

Uma obra em construção: esta enciclopédia, em seu primeiro volume disponibiliza, inicialmente, 250 biografias de pessoas que amaram e viveram na cidade de Ijuí e por ela deram alguma contribuição social, religiosa, política, esportista, econômica, educacional, etc.

Objetivos gerais: contar a história de Ijuí por meio do levantamento biográfico da vida de pessoas que viveram ou nasceram em nossa cidade. Igualmente fornecer o acesso rápido aos pesquisadores e público em geral interessado em informações importantes sobre a história de nosso município.

Formas de Colaboração: esta obra está vocacionada a receber colaborações de qualquer pessoa ou instituição que queira contribuir com a identificação ou elaboração de novas biografias que reconstituam a trajetória e vida de pessoas que de alguma forma ajudaram na construção da história de Ijuí.

Abrangência: as biografias publicadas encontram-se organizada em ordem alfabética. O critério de escolha dos nomes e pessoas para comporem o trabalho inicial foi aleatória e sem qualquer pressuposto político, religioso, econômico, social ou outro qualquer. As biografias que não foram contempladas no primeiro volume poderão entrar no próximo.

Marcos temporais: o período temporal vai desde a fundação do município de Ijuí, 1890, até os tempos atuais. Por outro lado, nos primeiros volumes iremos publicar, sempre que possível, a biografia de pessoas/pioneiras em nossa história.

Estrutura: No total 250 biografias (por volume), em sua maioria ilustradas com uma foto da pessoa ou do estabelecimento/moradia onde ela trabalhava, morava ou fundara.

Fontes (arquivísticas e bibliográficas): as fontes primárias das informações que fundamentam o conteúdo das biografias incluem jornais atuais e antigos; revistas comemorativas; entrevista pessoais e de campo; internet; documentos administrativos e legislativos do município ou das pessoas; cemitérios; acervos de museus da cidade; outras obras de referência já publicadas sobre a história de Ijuí; documentos acadêmicos, como textos científicos ou teses já publicadas; e outras fontes. Estas fontes foram consultadas em acervos de diversas instituições (arquivos, museus e bibliotecas) localizadas em Ijuí, região e até mesmo fora do estado, em visitas pessoais, por meio de recursos eletrônicos ou de intercâmbios com outros pesquisadores ou familiares.

Critérios de seleção: os critérios para a inclusão de determinada biografia na Enciclopédia são: a pessoa biografada ser um personagem histórico reconhecido pelos serviços prestados ao município; ter uma contribuição pública e atuação relevante em alguma área social, política, econômica, esportiva, religiosa, cultural, educacional, etc.; ser pessoa pitoresca ou popular pelo seu viver, jeito de ser, ideias, relacionamentos em sua rua, bairro ou localidade. Que tenha deixado boas lembranças e um legado para as próximas gerações.






SERELEPE




SINOPSE    


A obra foi inspirada na infância de muitos meninos e meninas serelepes que, nas suas aventuras e artimanhas, ultrapassam limites, quebram regras, mas que aprendem, com as broncas da vida a reconhecer seus erros, mudar suas atitudes e a cativar as pessoas ao seu redor. Estes serelepes que desafiam pais e educadores, querem apenas um pouco mais de atenção e carinho!




O LOBO, OS TRÊS PORQUINHOS, E A MISTERIOSA DOENÇA

SINOPSE    


Esta literatura foi pensada com muito carinho para as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com referência ao clássico infantil Os três Porquinhos, e sobre o período que estamos vivenciando com a pandemia da Covid-19. Com a intenção de resgatar a amizade, o companheirismo, a empatia e a importância do cuidado que devemos ter uns com os outros, além de fazer alusão à uma forte tradição de nossa cultura Gaúcha, nosso chimarrão, que neste momento ainda não pode ser compartilhado. Embarque nesta história e descubra como os três porquinhos venceram a misteriosa doença...



EXPERIÊNCIAS COM BANDEJAS DE EXPERIMENTAÇÃO



SINOPSE



O Brincar Heurístico consiste numa brincadeira de descobertas. Então, descobrir o quê? Isso pode ser respondido pelas crianças: o interesse, as pesquisas, as hipóteses, as tentativas partem delas e, através de suas ações são para nós comprovadas. Elas é que apontam ao adulto, a partir da exploração e brincadeira o que de fato descobrem e o que desejam e buscam descobrir.

A Bandeja de Experimentação consiste em um momento de brincar e explorar materiais contáveis e não contáveis em um espaço de tempo que permite pesquisar e elaborar conceitos de aprendizagem. É uma proposta na perspectiva do Brincar Heurístico, que se caracteriza por uma proposta em que a criança descobre as coisas por si mesma.

A experiência com bandejas de experimentação é processo de investigação. A criança já deve ter certa autonomia em relação ao movimento e a oralidade. Enquanto experimenta comunica, argumenta e expressa suas hipóteses e suas primeiras impressões sobre determinado elemento ou materiais.

São brincadeiras de descobrir, que aguçam as curiosidades, e tem possibilidade criativa. Importante momento que condiciona observação e escuta além de garantir os direitos de aprendizagem a criança: Brincar, aprender, expressar-se, participar, explorar, conviver.





O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE O MUNDO?




SINOPSE    



Quando encontramos as crianças na escola é impressionante como que em todo lugar percebe-se a necessidade delas interagirem e conviverem, elas aprendem estando em relação com si mesmas e com os outros, com o espaço, o tempo e o meio e nós adultos quando nos permitimos a ouvi-las geralmente nos surpreendemos com os diálogos. As crianças nos surpreendem com a esperteza, com as hipóteses e conclusões, com a sofisticação e o refinamento e também com as análises que fazem sobre as coisas, de maneiras subjetivas e imaginativas. O pensamento infantil é rico, simbólico, subjetivo, inventivo, criativo, artístico, potente. Pura poesia. E dá conta da vida através de diversas hipóteses, teorias provisórias que as crianças produzem no embate entre suas dúvidas. Dialogam com as experiências reais delas e sobre o mundo. Este é o modo como as crianças expressam o seu saber, a criança elabora faz conexões e cria hipóteses, muitas vezes originais. Escutar as crianças é um dos objetivos das escolas de infância e de uma pedagogia voltada para a autonomia e o protagonismo da criança. Nas próximas páginas registramos algumas falas sobre o que as crianças sabem e pensam, valorizando e respeitando seu pensamento e compreendendo.





QUANTO VALE UM AMIGO?




SINOPSE



Quanto vale um amigo descreve situações do cotidiano em que a presença de um amigo é essencial. A forma como o livro retrata a amizade comunica às crianças a importância dos amigos e as atitudes que envolvem uma verdadeira amizade. Dividir momentos bons e ruins com um amigo certamente torna a vida melhor.




EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL



SINOPSE



A Educação Física vem ao longo dos anos ganhando espaço em seu campo teórico e científico. Estes avanços no conhecimento da Educação Física possibilitaram a este livro uma base interessante e importante para sua legitimidade. É nesta direção que pensamos em planejar e executar nossas práticas corporais. As práticas que realizamos no dia a dia, a luta pelo espaço da Educação Física nos anos iniciais (que a partir da Base Nacional Comum Curricular passou a se chamar Fundamental I) e o fazer pedagógico que nos constitui no “ser” professor foram determinantes na elaboração deste material. Aos professores de Educação Física ou de outras áreas que desejarem usar este material, sugerimos que o façam de maneira ressignificada, adequando as experiências corporais à sua realidade. Que possam possibilitar aos seus alunos desde cedo uma vivência orientada com materiais relevantes para a formação de sujeitos críticos, criativos, capacitados a intervir na sociedade de forma cooperativa, criativa e sustentável para que entendam e respeitem as diferenças de forma geral.





DE PROFESSOR PARA PROFESSOR




SINOPSE



Escrever é uma tarefa importante e que possibilita, na medida que se pratica, refletir sobre cada passo, cada momento, cada situação de aprendizagem que se constrói com os sujeitos e sujeitas que estão na escola (ou em outros espaços de aprendizagem). Escrever é complexo, mas é lugar privilegiado de conversa.

Cada vez que um professor, uma professora, escreve sobre a sua prática, sobre o cotidiano da escola, das formas como a aprendizagem se faz, Mario Osório revive, assim como Paulo Freire ao perceber que por aqui se faz uma educação que fala de protagonismo da criança, do estudante, do professor, da professora. Cada leitor faz suas reflexões partindo das comparações, as dúvidas e as certezas que produzem. A escola é um lugar vivo, feito por gentes que trazem sabedorias e produzem um conhecimento que é capaz de transformar a vida. Sem milagres, sem ilusões, mas acreditando na capacidade de construir conhecimento

O primeiro artigo fala de matemática, que discute a necessidade de se perceber este campo do conhecimento, já a partir da Educação Infantil, como lugar da organização do pensamento lógico e que ultrapassa o contar, somar e dividir números. É uma conversa intitulada “Reflexões do professor contemporâneo acerca do ensino da matemática” que traz elementos da teoria e da prática entrelaçados. As experiências estéticas são o tema do segundo artigo e que mostra como o humano é capaz de admirar a produção no campo da arte disponível por todos os espaços, mas também como ele próprio produtor de arte – a arte, nas suas mais diversas manifestações – possibilita enxergar para além do estabelecido e óbvio. A arte ensina subverter escalas predeterminadas e propor alternativas.

A terceira parte abre a discussão sobre práticas de alfabetização e letramento, primeiro discutindo o protagonismo da criança, do estudante e o fundamental papel do professor como sujeito que faz a mediação. A aprendizagem se faz exatamente porque estes elementos se encontram, se apresentam e de dispõe a distribuir o seu conhecimento. Depois, a reflexão sobre práticas pedagógicas de letramento que estão presentes nas salas da educação infantil: letramento não é uma determinação de ensinar letras e números, se não um aprendizado do mundo. Importante considerar que a leitura do mundo é feita por muitas formas de letrar.

Na quarta parte do livro, se aborda a formação continuada, permanente e comprometida, que depende cada um e de todos. Formação que acontece na escola e garantido por aqueles que tem efetivamente preocupação com a educação de qualidade, na perspectiva de uma educação para todos, que seja capaz de desvendar o sujeito e o mundo, que fala de autonomia e participação.

O livro traz a importância da mediação do professor visando o protagonismo estudantil de maneira em que educador e aluno são aprendentes em uma relação dialógica de construção do conhecimento significativa para além das salas de aula, para a vida.




BOLITA? QUE JOGO É ESSE?



SINOPSE



Literatura Infantil – Explora o resgate de jogos e brincadeiras populares. Apresenta o jogo como um importante instrumento de socialização e aproximação entre as crianças. Também reflete sobre os desafios impostos pela necessidade de mudança em nossas vidas. Mudanças estas que ocorrem por diferentes motivos. Além das relações de amizade que se mantem, mesmo à distância.





SAMANTA EM: UMA POÇÃO DE AMOR



SINOPSE    



O livro “Samanta em: uma poção de amor”, conta a história de uma querida bruxinha que faz um passeio pela floresta e vê coisas que a deixam assustada, então ela resolve ir para a cidade. O que será que a bruxinha encontra? Com tudo que viu, a bruxinha Samanta resolve ir até ao caldeirão, para criar uma poção e num passe de mágica descobrir de que maneira podemos agir para um mundo melhor conseguir!! O que será que a querida bruxinha descobriu? E você o que vai fazer?





VIVÊNCIAS E VERSOS NO BERÇÁRIO



SINOPSE  





A TURMA DO PÃO POR DEUS






PÃO POR DEUS NA CULTURA BRASILEIRA



SINOPSE



O livro é composto de 6 histórias:

a)O Pão Através do Tempo – Professor Zé interage com as crianças explicando a história do Pão, o que é a cultura popular Pão por Deus e o porquê sempre foi necessário a partilha do Pão. Conta o porquê os colonizadores açorianos vieram para o sul do Brasil e a vida logo ao chegar, e as influências de todo o tipo que deixaram na nossa cultura.

b)Luno - É uma criança que gosta de ler e conversa com os personagens chegando a assustar seus pais, que apelam por psicólogos e escritores para entender o filho. Ao lerem assiduamente, como o filho, entendem que a literatura é uma viagem de descobertas sem fim.

c)Borboleta que o Vento Leva - Ana olha pela janela de sua casa e vê uma borboleta. Corre ao jardim para pegar, mas descobre que é um versinho Pão por Deus enfeitado com recortes trazidos para o Brasil pelos poloneses. Compreende que a diversidade de culturas e conhecimento delas é que embeleza tudo o mundo. Ana desafia a turma para pesquisar todos os povos e ainda convida a turma para enfeitar as embalagens nas quais a Turma está partilhando alimentos aos atingidos pela pandemia.

d)Pandemia - Pão por Deus (menino) lidera um local de distribuição de alimentos e material de limpeza, e conta com a ajuda de sua Turma. Distanciados, e com as suas máscaras, conversam sobre a origem de seus nomes. No final da distribuição saem cantando, para pedir mais doações para o dia seguinte, pois os pedidos de ajuda só aumentavam.

e)Um pão, muitos pães - Sami está numa aula virtual e enxerga “num quadradinho” como ela diz, uma pessoa diferente. Logo pergunta quem é; e se torna amiga do menino Pão por Deus. A aula segue e Sami dá ideia de ajudar os colegas que não tem recursos para uma aula online: fazer versinhos Pão por Deus e enviar aos pais em forma de convite para ajudar, mandando para a escola, alimentos, material de limpeza, computadores e celulares em desuso. Mediados pela professora, isso aconteceu e os pães (que significam outras necessidades), foram multiplicados naquela, e em outras escolas.

f)Novo Tempo – Natal - O Pão por Deus (menino) dá ênfase as cantorias e a chegada da primavera, dizendo que os pedidos de Pão por Deus (cultura popular) se intensificam- e culminam no Natal, ou no máximo, no dia dos Santos Reis. A história termina com os versos: E que o ano traga/ Mais Pão por Deus para o povo/ Que ressurge da casca do ovo/ E começa tudo de novo.É fruto de dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de Santa Catarina e conta a história dos açorianos em sua própria terra (Açores), a trajetória que percorreram até chegarem ao sul do Brasil, as influências que trouxeram para nosso povo, e o que vivenciaram aqui no sul do Brasil . Durante a pesquisa, que foi feita in loco e através de documentos escritos, foram investidos mais de 3 anos. Com o livro Pão por Deus Vivo na Cultura Brasileira, foram imortalizados mais de 500 versos que estavam em vias de desaparecimento. Comprovou-se também que o mesmo livro em primeira edição despertou ideias de desenvolvimento e geração de renda. Assim, esgotada a primeira edição, fez-se necessária uma segunda edição, agora em cores para valorizar a arte mostrada através de desenhos e habilidades do povo para enfeitar os ditos versos.





E DEPOIS DA ESCOLA?


SINOPSE



As autoras nos convidam a importantes reflexões sobre SER e ESTAR com as crianças não somente como profissionais, mas como pessoas. Apontam sobre a urgência e a potência dos espaços de estudos e de formação para quem se coloca o desafio de ser educador de crianças pequenas. Encantam- nos com suas histórias vividas e construídas no cotidiano com as crianças. Por isso, este livro é uma inspiração para todos os educadores. Um convite para continuar pensando sobre as infâncias, a formação docente, as práticas educativas, estabelecer conversas e ampliar sem verdades absolutas, mas relativas, em movimento.




SIMPLESMENTE FILHO




SINOPSE

Estamos vivenciando um “caos” devido a orfandade e infelizmente a maioria são órfãos de pais vivos. E mediante está realidade vejo que este material além de outros é de grande valia e suma importância para nossa geração .Visando ser uma forma de ajudar os que se encontram nesta triste realidade chamada orfandade e prevenindo outros para não vivenciarem de uma forma tão drástica esta situação . Apresentamos o livro SIMPLESMENTE FILHO .Não é a solução absoluta, mas como mencionei é uma ferramenta, um facilitador para juntos plantarmos uma semente para que no futuro próximo vejamos os frutos e nos alegrarmos vendo jovens, adolescentes vivendo como filhos e desfrutando da comunhão da mesa novamente.Muitos de nós tem dificuldades de desfrutar da paternidade de Deus, para alguns devido às circunstâncias outros pela falta de referência de um pai, herói de um pai amigo. Este material vai levar você a entender como é maravilhoso ser filho e desfrutar intensamente da paternidade de Deus, em um relacionamento simples e profundo.



VAMOS CUIDAR DO MEIO AMBIENTE?




SINOPSE    


Vamos cuidar do meio ambiente? É um convite às crianças para cuidar do ambiente que estamos todos os dias, nesse momento a Escola e com a ajuda de todos é possível.