ESCOLA É CONTEMPLADA COM CURSO DE ROBÓTICA


     A Escola Municipal Fundamental Soares de Barros foi selecionada para participar do Programa Piloto de Robótica Espacial. O projeto é uma iniciativa pedagógica da Universidade de Brasília - UNB e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira.

    O curso totalmente digital, de autoaprendizagem, com o uso de uma plataforma pedagógica, que oferece aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica, e será acompanhado na Secretaria Municipal de Educação (Smed) do Setor Pedagógico conduzido pelo professor José Augusto Fiorin, com assessoria tecnológica da professora Camila Martins. Na escola Soares de Barros, a condução e a execução do projeto estará sob coordenação e orientação da professora Denise dos Santos Miron.
    A professora Denise destaca que nesta primeira etapa participarão 25 alunos selecionados pela escola. “A plataforma usa simuladores, para que os alunos vivenciem, de forma bem realista, a criação e montagem de um robô Rover Veicule, inspirado no projeto Artemis, liderado pela NASA, do qual o Brasil faz parte, por meio da Agência Espacial Brasileira”, disse a professora.
Durante as etapas do curso, os alunos passam por reforços didáticos, resumos simplificados, dicas práticas, testes e avaliação progressiva. As aulas combinam teoria e prática, simulando o uso de multímetros, ferramentas mecânicas, motores, microcontroladores, protoboards, leds, sistemas elétricos e módulos Bluetooth. Os alunos passam a conhecer o conceito de cada componente, montagem, interligação, configuração e programação, chegando até o robô realizado.