Programa Reforçando Saberes









A Educação é direito social fundamental, garantido pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sendo necessária também a garantia de um padrão mínimo de qualidade nas instituições e nos processos.  A principal finalidade do processo educativo é o atendimento das competências e habilidades para cada etapa educacional previstas na BNCC e desdobradas no Referencial Curricular Municipal e nas Propostas Pedagógicas das Escolas. 

O Programa Reforçando Saberes tem por finalidade auxiliar o educando no seu processo de ensino e aprendizagem, com ações de reforço escolar na busca para superar lacunas nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, geradas no ano letivo de 2020 em função da pandemia.

Nas atividades de reforço no contraturno escolar, serão adotadas estratégias de apoio pedagógico para o novo Modelo Híbrido de Ensino (síncrona e assíncrona) para garantir a continuidade das atividades curriculares e superar objetivos de aprendizagem que não foram desenvolvidos e/ou alcançados, com base no diagnóstico realizado no início do ano letivo, o qual considera a Matriz Curricular de Referência 2020 como base para as habilidades a serem desenvolvidas nos respectivos anos de escolarização.

O reforço escolar contribui para a melhoria do rendimento dos educandos e facilita o trabalho no ensino regular quanto ao desenvolvimento dos objetos de conhecimentos. Além disso, eleva a autoestima dos estudantes e os torna mais autônomos, participativos e motivados.

O reforço escolar será organizado de forma a atender pequenos grupos, mediante a necessidade apresentada no diagnóstico inicial. O atendimento individualizado ou em pequenos grupos favorece o esclarecimento de dúvidas e a retomada de ideias e conceitos ainda não assimilados.

Abordar os conteúdos com dinâmicas e estratégias diferentes daquelas desenvolvidas na aula regular, pode despertar um interesse maior  dos alunos para que assim as dificuldades sejam superadas. Cabe ao professor proporcionar a flexibilização dos materiais e recursos pedagógicos, assegurando a aprendizagem de todos.


Objetivo Geral

  • Oportunizar reforço escolar aos educandos para potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento de competências básicas da Língua Portuguesa e da Matemática,  visando minimizar as defasagens deixadas no processo de ensino aprendizagem durante o ano letivo de 2020 em função da pandemia.  


Objetivos Específicos

  • Oportunizar situações de aprendizagem que possibilitem desenvolver a capacidade de expressar-se com diferentes linguagens.

  • Acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem durante o processo.

  • Trabalhar as especificidades de cada aluno de acordo com aquilo que precisam avançar em sua aprendizagem.

  • Promover atividades diversas, trabalhando com elementos que possam ser vinculados ao cotidiano dos educandos, permitindo que aqueles com dificuldades de aprendizagem acompanhem o ritmo da turma a partir das aulas de reforço;

  • Esclarecer as  dúvidas e retomar  ideias e conceitos ainda não dominados pelos educandos.

  • Desenvolver nas aulas diferentes dinâmicas, motivando a participação e aumentando a autoestima, gerando responsabilidade e tornando prazeroso o ato de ensinar e consequentemente de aprender.



 Metodologia

Os educandos com defasagem de aprendizagem ou dificuldades em acompanhar o conteúdo trabalhado em sala de aula serão encaminhados às aulas de reforço pelo professor regente da turma considerando o diagnóstico inicial de cada educando.

Os educandos permanecerão no reforço, até que a(s) dificuldade(s) seja(m) sanadas, sendo substituídos por outros que apresentarem defasagem na aprendizagem,  no decorrer do ano letivo.

O reforço escolar terá como público-alvo educandos matriculados no 2º, 6º e 9º anos do Ensino Fundamental I e II, nos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.  As atividades ocorrem duas vezes por semana, com no mínimo 01 hora de atendimento por componente curricular,  no período do contraturno (turno oposto ao das aulas regulares) escolar. 

O professor regente e o do reforço devem estar em sintonia quanto aos objetivos propostos no seu Plano de Trabalho (anexo 01) para este momento, o que torna possível a prática pedagógica significativa,  potencializando a aprendizagem do educando para que ele tenha condições de acompanhar  a turma. O Plano de Trabalho deve ser planejado em colaboração com o professor da turma, o professor que irá ministrar as aulas do reforço e o coordenador pedagógico.

O professor que ministrará as aulas de reforço, deverá utilizar diferentes estratégias, metodologias e recursos. Sugere-se: 

  • Atividades práticas.

  • Jogos pedagógicos.

  • Material concreto.

  • Diferentes gêneros textuais.

  • Utilização de diferentes espaços da escola.

  • Orientação e acompanhamento para a realização de pesquisas, trabalhos e temas.

  • Recursos tecnológicos e de informação.

Ao mesmo tempo que o professor deve estar comprometido com este Programa de reforço escolar, a família deve também responsabilizar-se e envolver-se com a educação de seus filhos. É compromisso da escola comunicar a família sobre essa iniciativa, deixando claro os objetivos do reforço e a sua responsabilidade de enviar seu filho às aulas, acompanhar as atividades que estão sendo desenvolvidas, os resultados do trabalho, bem como estimular uma rotina de estudos em casa. 

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, previsto na Lei 13.257/2016, as instituições escolares têm como obrigação promover a articulação com as famílias e responsáveis, deixando-os cientes do processo pedagógico, além de garantir a participação dos responsáveis na definição das propostas educacionais. A legislação também estabelece às famílias o dever de promover e incentivar a educação a seus filhos, assistindo-os no que for necessário, uma vez que a educação cabe aos pais e responsáveis.

O elo entre família e escola é fundamental para o sucesso na educação, uma vez que o ensino não se restringe apenas ao ambiente escolar. É assim que família e escola, unidas, podem promover um tempo de aprendizado mais valoroso. Destaca- se  que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte como uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.

A escola deve organizar o registro de todas as ações com comprovante em documento impresso. Cabe ao professor zelar pelo registro da frequência dos educandos atendidos e das atividades realizadas. (anexo 02)

No período em que o educando estiver participando do reforço a avaliação do mesmo assim como do trabalho desenvolvido deve acontecer de modo frequente, buscando adequar o planejamento de acordo com as necessidades observadas.

É necessário fazer os apontamentos e observações no decorrer das aulas que servirão de subsídios para planejar novas ações que permitam o educando avançar e ser liberado das aulas de reforço, sendo substituído conforme a demanda. 


Sugestão de Cronograma 


MARÇO

  • Após a  realização de atividades que servirão de subsídio para o diagnóstico inicial da turma, de forma a contemplar habilidades básicas  da Língua Portuguesa e Matemática, o professor regente  identifica quais as defasagens de aprendizagem e encaminha ao professor do reforço que serão balizadoras para o planejamento das atividades pertinentes. 

  • Elaboração do plano de trabalho.

ABRIL À NOVEMBRO

Desenvolvimento das aulas de reforço.

  Anexo 01

Sugestão de Plano de Trabalho


  1. Dados de Identificação:

  2. Justificativa:

  3. Objetivos:

  4. Cronograma:

* O Plano de Trabalho deverá ser enviado para pedagogico@smed.ijui.rs.gov.br  até dia 31 de março.


Anexo 02


Controle de Frequência e Conteúdos



Disponível em: 

https://drive.google.com/file/d/1LVWLqh2dZnBusz_DAhemvmQ9tAw-xoo3/view?usp=sharing