TRILHAS PEDAGÓGICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA 2021 - LETRAMENTO DIGITAL






Formação em Letramento e Fluência Digital


Adaptar-se ao meio digital é uma urgência de nossos tempos. Mas uma coisa deve ser levada em consideração: nesse processo de transformação digital, nem todos saem do mesmo ponto de partida. Quando pensamos na necessidade das escolas em levarem seu modelo de ensino atual para o ambiente digital, passamos pela capacitação de professores e alunos no manuseio de ferramentas e dispositivos novos, bem como pelas demandas de infraestrutura de cada instituição, o que não é algo homogêneo.

Pensando neste sentido, a Secretaria Municipal da Educação DE Ijuí/RS propõe percursos de dinamização das nossas metodologias de ensino, ou seja, um processo de enriquecer ainda mais nossas práticas docentes e estar de acordo com as necessidades de ensino da sociedade contemporânea. Desta forma, foi pensado e estruturado todo um processo para formação continuada dos Professores (2021 -2024) que consiste da letracia e alfabetização digital. Frente a isso,binicialmente, os estudos nos encontros de Formação Continuada terão enfoque no LETRAMENTO E FLUÊNCIA DIGITAL de todos os profissionais da educação promovida pelo Setor Pedagógico e parcerias estabelecidas.

Essa formação acontecerá de forma on-line e apresentará o universo de tecnologias colaborativas existentes para o trabalho educacional, através do uso dos recursos do Google Workspace Education.Para isso, foram definidas algumas diretrizes para que possamos juntos, respeitando e auxiliando o tempo de aprendizagem de cada sujeito, incorporar inovações e demandas tecnológicas no processo de ensino – aprendizagem.

 

 

OPERACIONALIZAÇÃO (INFRAESTRUTURA)


Aquisição dos Chromebooks

Com um dispositivo ágil, versátil e resistente, aprender é mais proveitoso. Um Chromebook poderá oferecer os recursos e a adaptabilidade às soluções Google For Education como nenhuma outra máquina poderia. A máquina virá com um sistema operacional vinculado as ferramentas Google For Education, permitindo sua sincronização em qualquer ambiente de trabalho.Além disso, garante o controle de acessos e de ações dentro da plataforma, permitindo que apenas contas de perfil educacional realizem login, identificando os acessos de cada usuário, bloqueando sites e apps específicos.

Diante desse avanço, a SMEd -Ijuí/RS, estará oferecendo formações continuadas que vão desde o nível básico ao mais avançado, para aprimorar o conhecimento dos professores sobre as ferramentas da plataforma e facilitar o seu uso e gestão.

 

Eixos Principais de formação:


Este percurso de formação visa ensinar aos educadores utilizarem ferramentas do Google. Esta formação dotará os participantes no uso de softwares Desktop e Online, são eles:



Em seguida, serão detalhados todos os Apps, explorando os conteúdos do G-Suite for Education – um conjunto de ferramentas desenvolvido para que professores e estudantes aprendam e inovem juntos.