Município de Ijuí adere ao Projeto “MPT na escola” para promover direitos humanos



O Ministério Público do Trabalho - Procuradoria de Santo Ângelo, realizou nesta quarta-feira, 10, capacitação para os municípios de área de abrangência de Santo Ângelo, incluindo Ijuí, Três Passos, Santa Rosa, Tupanciretã, São Luiz Gonzaga e Entre- Ijuís. que aderiram ao Projeto “MPT na Escola”. 

O encontro foi presidido pela Procuradora do MPT-RS Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann (coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente - Coordinfância). Ela apresentou conteúdos sobre a temática do trabalho infantil, aprendizagem profissional, Segurança e saúde nas escolas e no trabalho, além das competências do MPT no enfrentamento da questão e um panorama da legislação sobre o tema.

O Projeto MPT na Escola tem como objetivo chamar a atenção da comunidade escolar para o problema do trabalho infantil, com atividades artístico-culturais, coordenadas pelos professores, voltadas aos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino.

Segundo o Coordenador Pedagógico-SMEd  José Augusto Fiorin   participarão do  projeto em 2023 a   E.M.F. Deolinda Barufaldi, E.M.F. Dr. Ruy Ramos e  na E.M.F. 15 de Novembro . Além disso, as educadoras Merlin Ester Kommers, Neira Trindade de Mello  e  Pauline Christ Ledur   participaram da capacitação e  receberam Kits de materiais para serem as  multiplicadoras em suas escolas.

O projeto “MPT na escola “oferece atividades pedagógicas aos alunos e, como parte dessas atividades, há o prêmio MPT na Escola que incentiva a produção de trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos  e premia os  melhores em cada uma das etapas:  local, estadual e nacional  afirma a coordenadora municipal do Projeto “MPT na escola” - Neiva da Silva. 

O Secretário Municipal de Educação Cláudio da Cruz de Souza reitera a importância da participação da rede municipal de ensino de Ijuí neste importante projeto com ações visando a prevenção e proteção junto aos educandos.