Smed busca fortalecer a atuação das escolas na prevenção da evasão escolar


 A Secretaria Municipal de Educação (Smed) reuniu na terça-feira, 11/04, representantes das escolas da rede municipal para planejar, fortalecer uma política efetiva de Busca Ativa Escolar e recuperação de aprendizagens. O objetivo do encontro é assegurar que os alunos tenham uma aprendizagem de qualidade e desenvolvam habilidades cognitivas, sociais e de relacionamento, para se tornarem cidadãos melhores.

Durante o encontro, a assessora da Rede de Proteção da Smed, Neiva da Silva, destacou a importância de não apenas garantir a matrícula dos alunos, mas principalmente certificar-se que eles estejam frequentando a escola, aprendendo e passando por desafios para desenvolverem suas habilidades e competências. “Nosso objetivo é fortalecer e articular os esforços das escolas na busca pela superação da evasão escolar e assegurar a permanência dos alunos na sala de aula”,

Para alcançar esses objetivos a Smed trabalha em parceria com as escolas municipais, fortalecendo a Rede de Apoio à Escola, utilizando o Boletim da Busca Ativa Escolar e a plataforma da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente - Ficai On-Line. Essas ferramentas permitem que as escolas acompanhem o desempenho dos alunos, identifiquem possíveis situações de evasão escolar e implementem ações para garantir a permanência dos estudantes na escola.

O coordenador pedagógico José Augusto Fiorin complementou a responsabilidade das escolas nesse processo. “Estamos comprometidos em garantir a qualidade da educação oferecida aos alunos da rede municipal de ensino, buscando combater a evasão escolar e garantir a permanência dos estudantes na escola”, esclareceu Fiorin.