SMEd apresenta ações junto à Rede de Proteção


Na última segunda-feira, dia 13 de março, a Rede de Proteção à Criança e Adolescente realizou sua primeira reunião mensal no Auditório do Ministério Público de Ijuí. Representantes de diferentes órgãos governamentais e não governamentais do município participaram do encontro.

Durante a reunião, foram discutidos casos individuais e pautas coletivas. Entre as pautas coletivas, a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) e a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) apresentaram as ações de promoção da saúde mental de professores, alunos, famílias e demais funcionários realizadas pelas escolas municipais e estaduais no ano letivo de 2022.

Além das ações promovidas nas escolas, Neiva da Silva, referencial da Rede de Proteção da educação municipal, explicou sobre o acolhimento e atendimentos realizados às famílias e aos alunos dentro da SMEd. Destacou-se que o trabalho da Rede de Proteção visa dar suporte às escolas em relação a situações de vulnerabilidade das famílias.

Durante a reunião, o psicólogo Daniel Schiefelbein apresentou o serviço de Psicologia da SMEd, que oferece atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem e servidores com questões de trabalho. Já a assistente social Cristiane Barasuol expôs as ações de Justiça Restaurativa, que promove a comunicação não-violenta.

Além disso, o Conselho Tutelar apresentou dados estatísticos do ano de 2022 durante a reunião. A Rede de Proteção à Criança e Adolescente tem como objetivo proteger e promover os direitos de crianças e adolescentes em situação de risco. As reuniões com os integrantes da Rede são realizadas na segunda segunda-feira de cada mês, no auditório do Ministério Público de Ijuí.