Ijuí capacita diretores da rede pública municipal de ensino



Início da Formação em Gestão Escolar realizada na manhã desta segunda-feira (13), na sede do Sebrae RS, integra ações do Programa Cidade Empreendedora  

A Prefeitura de Ijuí reuniu 30 diretores de diversas escolas municipais na manhã desta segunda-feira (13), na sede do Sebrae RS, para mais uma iniciativa do eixo Educação Empreendedora, realizada no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS. A Formação em Gestão Escolar, que será realizada em diversos encontros, tem o objetivo de capacitar os gestores da rede municipal de ensino nas principais temáticas relacionadas à administração escolar, com enfoque prático para aplicação no dia a dia. 

O secretário Municipal de Educação (SMED), Claudio da Cruz de Souza, destaca que a  ação é muito importante, pois tem impacto direto na qualidade do ensino oferecido aos estudantes do município. “A formação de gestores escolares é fundamental para o aperfeiçoamento das habilidades dos gestores da rede pública de ensino de Ijuí. Compreendemos as distintas dimensões e o papel que exercem em sua comunidade escolar, bem como os desafios a serem enfrentados”, afirma o secretário.  

A capacitação é dividida em vários momentos, sendo que a abertura e o encerramento são realizados de forma online. Já os cinco módulos presenciais envolvem atividades práticas que abordam diferentes temáticas: Gestão Democrática, Legislação Educacional e Programas do MEC, Gestão de Pessoas e Liderança, Gestão Financeira e Planejamento e Gestão do Tempo. Todos esses conteúdos serão desenvolvidos com o grupo ao longo do primeiro semestre deste ano. 

Sobre o eixo Educação Empreendedora 

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae RS busca transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo.  O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, alinhadas às premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.