Chromebooks são realidade na rede municipal

 


O uso da tecnologia como ferramenta de ensino traz diversas possibilidades para os professores e para a educação de forma geral, facilitando o aprendizado e aumentando o interesse por parte dos alunos. Na Escola Municipal Doutor Ruy Ramos, do bairro São José, os chromebooks, entregues pelo Executivo municipal, por meio da Secretaria de Educação, já fazem parte da rotina dos alunos e dos processos pedagógicos do educandário.
A coordenadora pedagógica da escola, Neira Mello, avalia positivamente a implantação dos chromebooks, visto que os estudantes têm facilidade em lidar com a tecnologia e têm participado mais ativamente das aulas com a ferramenta. “Os alunos têm mais disposição ao trabalhar com a tecnologia. Percebemos que as turmas têm mais vontade de estudar a partir de pesquisas e trabalhos que desenvolvem com a ferramenta.”
Neira possui experiência no Sindicato dos Professores Municipais de Ijuí (APMI) e, para além do Ruy Ramos, destaca as mudanças positivas que a tecnologia traz ao processo de ensino de todos os educandários, auxiliando no desenvolvimento tecnológico, ao passo que envolve o ensino pedagógico. “A gente sabe que os alunos estão muito ligados à tecnologia e não podemos isolar as crianças e jovens disso na escola, com certeza a ferramenta vem para somar.”
Para distribuir o uso dos 60 chromebooks que o educandário possui, Neira explica que há uma tabela de agendamento dos professores, para que eles possam usar a tecnologia com suas turmas. A presença ativa da tecnologia em aula é aprovada pelos alunos, que possuem uma nova forma de aprender os conteúdos pedagógicos.
A professora de Língua Inglesa do educandário, Ivanise Jurach comenta que o uso dos chromebooks em sala de aula facilitou a forma como os estudantes aprendem, possibilitando que eles pesquisem o conteúdo que está sendo trabalhado em aula e obtenham um leque ainda maior de informações. “Eles podem buscar imagens e acessar o Google Tradutor. Então facilitou muito o ensino de Língua Inglesa.” Além disso, a professora destaca a presença de jogos pedagógicos que podem ser acessados com a ferramenta. “É possível adaptar o conteúdo em sala de aula. Quando eles têm interesse e estão acessando aquilo que gostam é mais fácil.”