Sistema de Certificação Digital

 




    Assim como o nome já diz, o certificado de curso é a forma de registrar de maneira formal e documentada, algum curso que a pessoa fez ou palestra/evento que participou. É um documento comprobatório emitido pelos realizadores ou organizadores.
Segundo a maioria dos dicionários, o termo “certificado” pode ser definido como:
“Documento oficial assinado por autoridade competente que atesta um fato: certificado de conclusão de curso.”
Ou
“Documento de garantia, por determinado prazo, contra defeitos de fabricação de produtos mecânicos, elétricos etc.: certificado de garantia.”
    Realizar a certificação de um curso de formação continuada é algo sério, pois quem assina, está assumindo a responsabilidade sobre aquilo que afirma o documento, que geralmente, contém o nome do curso, quem promoveu e quem ministrou, a carga-horária, o aproveitamento obtido e tudo que foi desenvolvido no curso.
    Com os avanços da tecnologia e da era digital, tem se deixado de lado as assinaturas em canetas e papéis. Hoje, muitas dessas assinaturas são feitas diretamente da internet, de maneira mais prática, eficiente e segura. 
Sabemos que digitalizar uma assinatura por meio de scanner pode ser perigoso e até ocorrer plágio, e por isso a assinatura digital é útil, documentando tudo que há em um certificado tradicional.
    Ah! A certificação digital também é econômica e sustentável, pois se economiza papel, reduzindo custos e não prejudica o meio ambiente.
E tem mais… O certificado impresso também pode molhar, rasgar, perder… E pode ser necessário solicitar um novo documento. Uma trabalheira!
    Neste sentido a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí/RS está disponibilizando o sistema de Certificação Digital para os professores da Rede Municipal.No site os professores conseguirão imprimir os certificados das formações realizadas no ano de 2021 a 2024.Assim como realizar inscrições nas formações em andamento no ano de 2023.


   ACESSE O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO ATRAVÉS DO LINK:

https://ijui.educarweb.net.br/cursos/solicitacao



Antes de realizar a sua inscrição, assista o tutorial abaixo: