Subcoordenador Regional do PECIM SUL visita o IMEAB Cívico-Militar

Em 20 de abril de 2022, o IMEAB Cívico-Militar recebeu a visita do Subcoordenador Regional do PECIM SUL (SCR)/PECIM SUL, o Capitão-de-Mar-e-Guerra (CMG R1) ÁLVARO FIGUEIREDO BISNETO.

O PECIM Sul tem a coordenação, acompanhamento e assessoramento das atividades de implantação das escolas cívico-militares nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Durante a visita, o Comandante Figueiredo pode acompanhar as atividades realizadas pelos alunos da escola cívico-militar do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (ECIM IMEAB) e o andamento das ações de implantação do Programa das Escolas Cívico-Militares (PECIM) no educandário.

 O visitante teve a oportunidade de participar de um Momento Cívico semanal, com a participação do Secretário de Educação de Ijuí, Prof Claudio da Cruz de Souza, do Ponto Focal Professor José Augusto Fiorin, responsável pelas coordenações da ECIM com o Ministério da Educação (MEC), da Diretora Zeni M. S. Portella, da Presidente do Conselho Municipal de Educação de Ijuí e Vice-Diretora Miriam Beck, das Coordenadoras Pedagógicas Denise S. de Oliveira e Elenir M. D. Schulz, do Coronel R1 Marcos Copetti Weber, Gestor Escolar da ECIM IMEAB, professores da ECIM, alunos, funcionários e a equipe de militares que trabalham na implantação do programa.

Os eventos constaram de uma solenidade cívica, canto do Hino Nacional, palavras de boas vindas da diretora, leitura de texto para reflexão alusivo ao Dia de Tiradentes pelo aluno Esdras, da turma 91 e leitura da poesia de autoria do Prof Claudio Trindade, intitulado “Na pele do outro”, onde aborda a importância de se traduzir em ações o Valor Empatia.

A Diretora Zeni deu as boas-vindas e agradeceu a dedicação de todos, desejando um bom dia e na sequência, uma boa aula para os alunos.

 No mesmo dia ocorreu uma reunião do Comandante Figueiredo com a equipe diretiva, a coordenação pedagógica e os gestores militares. Foi apresentado ao visitante a história do educandário e um pouco de sua trajetória ao longo dos 69 anos de funcionamento, o cotidiano escolar do IMEAB e do Fundamental II(onde funciona a ECIM para os alunos).

A equipe da ECIM apresentou as potencialidades e demandas no contexto atual, de retorno ao “novo normal”, depois de 2 anos de funcionamento no formato híbrido por conta da Pandemia.

O visitante, por sua vez, fez considerações relevantes para auxiliar e motivar a equipe na busca de um ensino cada vez mais qualificado.

FONTE: IMEAB Cívico-militar