Certificação Digital
Formações do Ensino Fundamental II
Áreas do conhecimento
- Promover aos professores da área das ciências da natureza um espaço de formação para compartilhamento, estudo e planejamentos com base nas competências e habilidades para o ensino de ciências da natureza conforme a organização da BNCC, bem como, o Referencial Curricular Municipal, além de temáticas de âmbito geral que permeiam o contexto escolar.
O processo de ensino e aprendizagem é a unidade entre o professor e o estudante. Nesse sentido, o objeto principal do professor que ensina ciências da natureza é oportunizar a aprendizagem dos estudantes, de modo a possibilitar o desenvolvimento das máximas capacidades dos estudantes.
As discussões e o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular e do Referencial Curricular Municipal estavam previstos para o ano de 2020. Entretanto, o contexto pandêmico fez com que houvesse a suspensão das aulas presenciais e, também, dos encontros de formação continuada. Neste período, houve uma nova reorganização curricular, através da Matriz de Referência 2020 que contemplou objetos do conhecimento mínimos para o Modelo Híbrido de Ensino durante 2020 e 2021.
Em 2022, com o retorno às atividades presenciais, a formação continuada dos professores torna-se ainda mais necessária, pois os desafios e mudanças no perfil de estudantes e professores durante o processo de retorno exigem diálogo, discussão, compartilhamento e estudo para compreendê-los neste contexto em movimento, principalmente porque os modos de ensinar e aprender estão em constante mudança.
Em decorrência disso, em 2022 iniciamos o processo de implementação do Referencial Curricular Municipal. Desse modo, o espaço de formação continuada tem como premissa promover o estudo coletivo das competências e habilidades a serem desenvolvidas através dos objetos do conhecimento matemático, bem como, planejar, compartilhar e criar condições específicas para o ensino e aprendizagem de matemática.
- Proporcionar práticas pedagógicas para uma aprendizagem ativa e significativa;
- Trazer diferentes abordagens e adaptá-las para o dia a dia da escola.
- Professores que atuam nos componentes curriculres de História e Geografia da Rede Municipal de Ensino de Ijuí/RS
Acontecerão ações formativas que incluirão no desenvolvimento do letramento e da fluência digital do professor, o uso de ferramentas colaborativas que possam auxiliá-los nos processos pedagógicos de aprendizagem conforme suas necessidades e dos educandos.Adotar novas práticas e inovar no ambiente educacional são essenciais diante da evolução da tecnologia e das novas demandas de comportamento.E as discussões e encaminhamentos didático-pedagógicos que as áreas julgarem pertinentes.
- Proporcionar momentos para dialogar, compartilhar e aprofundar conhecimentos sobre a Educação Física escolar, nas diferentes etapas da educação.
Todo educador constrói uma base teórica na sua formação inicial como docente. No entanto, as mudanças que ocorrem no processo de ensinar e aprender, nas metodologias, e no uso de diferentes recursos, considerando os tecnológicos, desafia-os a buscar sempre novas formas de atualizar-se, revendo constantemente sua prática, seu planejamento e suas vivências junto aos educandos. Assim, a formação continuada oferecida pelo programa Trilhas Pedagógicas, dentro do percurso formativo 4 - Áreas do Conhecimento, permite aos professores reverem, juntos, o percurso vivido, evidenciando pontos fortes ou aprimorando fragilidades, ao mesmo tempo em que desconstrói a ideia de educador como um mero transmissor de conhecimento.
PARA ACESSAR O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO PARA INSCREVER-SE NAS FORMAÇÕES DO ANO DE 2022 E TER ACESSO AOS CERTIFICADOS DAS FORMAÇÕES DO ANO 2021:
- Promover aos professores da área da matemática um espaço de formação para compartilhamento, estudo e planejamentos com base nas competências e habilidades para o ensino de matemática conforme a organização da BNCC, bem como, o Referencial Curricular Municipal, além de temáticas de âmbito geral que permeiam o contexto escolar.
- O objetivo principal do professor que ensina matemática é desenvolver o pensamento para a formação conceitos pelos estudantes. Para que isso se concretize, o processo de ensino e aprendizagem é a unidade entre o professor e o estudante. Desse modo, o professor precisa organizar as condições de ensino e aprendizagem de modo intencional, entendendo que os conceitos matemáticos fazem parte da cultura humana e surgiram da necessidade de sobrevivência e evolução da nossa espécie. Assim, a organização do ensino, por meio do planejamento, é o que possibilita pensar os objetos do conhecimento com vistas ao desenvolvimento das máximas capacidades dos estudantes.
- As discussões e o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular e do Referencial Curricular Municipal estavam previstos para o ano de 2020. Entretanto, o contexto pandêmico fez com que houvesse a suspensão das aulas presenciais e, também, dos encontros de formação continuada. Neste período, houve uma nova reorganização curricular, através da Matriz de Referência 2020 que contemplou objetos do conhecimento mínimos para o Modelo Híbrido de Ensino durante 2020 e 2021.
- Em 2022, com o retorno às atividades presenciais, a formação continuada dos professores torna-se ainda mais necessária, pois os desafios e mudanças no perfil de estudantes e professores durante o processo de retorno exigem diálogo, discussão, compartilhamento e estudo para compreendê-los neste contexto em movimento, principalmente porque os modos de ensinar e aprender estão em constante mudança.
Em decorrência disso, em 2022 iniciamos o processo de implementação do Referencial Curricular Municipal. Desse modo, o espaço de formação.
PARA ACESSAR O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO PARA INSCREVER-SE NAS FORMAÇÕES DO ANO DE 2022 E TER ACESSO AOS CERTIFICADOS DAS FORMAÇÕES DO ANO 2021:
- Assessorar, orientar, acompanhar e avaliar a realização de encontros de Formação Continuada para professores que trabalham com o componente Curricular Arte, considerando as linguagens das Artes Visuais, Dança, Teatro e Música.
- Ofertar suporte teórico e técnico do ensino da Arte, desenvolvendo o pensamento artístico, possibilitando aos educadores discorrer sobre o processo de ensino-aprendizagem, dando suporte à sua prática de aula e redimensioná-la quando necessário.
- Assessorar e acompanhar o estudo e a implementação do Referencial Curricular Municipal do Ensino Fundamental II, do componente Arte, de acordo com a BNCC.
PARA ACESSAR O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO PARA INSCREVER-SE NAS FORMAÇÕES DO ANO DE 2022 E TER ACESSO AOS CERTIFICADOS DAS FORMAÇÕES DO ANO 2021: