Certificação Digital - Formações do Ensino Fundamental II- Áreas do conhecimento - Ano 2023

 Certificação Digital 

 Formações do Ensino Fundamental  II

 Áreas do conhecimento 




As formações do Ensino Fundamental II  ocorrem divididos por grupos de professores de acordo a área do conhecimento em que atuam.  Por isso são divididos nos seguintes grupos:






Objetivo:

  • Promover aos professores da área das ciências da natureza um espaço de formação para compartilhamento, estudo e planejamentos com base nas competências e habilidades para o ensino de ciências da natureza conforme a organização da BNCC, bem como, o Referencial Curricular Municipal, além de temáticas de âmbito geral que permeiam o contexto escolar.

Público Alvo:

Professores da área das Ciências da Natureza da rede municipal de ensino de Ijuí/RS.

Justificativa:

A formação continuada é parte do desenvolvimento profissional do professor, portanto de grande relevância para subsidiar a organização e o planejamento de ensino. Isso porque, o contexto escolar é permeado por diversos fatores, sendo de ordem social, política, econômica, emocional e ética. Essas questões influenciam na dinâmica da sala de aula, pois é um espaço de interação social da cultura humana, e por assim dizer, os modos de ensinar os objetos do conhecimento aos estudantes precisam ser constantemente repensados.
Por esse motivo, os encontros formativos na rede municipal de ensino que tem como foco a implementação do Referencial Municipal Curricular, serão organizados por via de estudar para compreender questões relacionadas ao cotidiano escolar, mas essencialmente ao como ensinar os objetos do conhecimento, possibilitando aos professores reelaborar sua ação pedagógica, ampliando o conhecimento teórico-prático em Ciências da Natureza, incentivando as atividades e projetos interdisciplinares e o uso de recursos tecnológicos. 
Desse modo, ao compartilhar suas experiências, os professores aprendem de forma coletiva, fortalecendo a ação pedagógica por meio de aulas que evidenciem o desenvolvimento integral do estudante como ser humano e, por consequência, uma aprendizagem de melhor qualidade.


PARA ACESSAR O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO PARA INSCREVER-SE NAS FORMAÇÕES DO ANO DE 2023 E TER ACESSO AOS CERTIFICADOS DAS FORMAÇÕES DOS ANOS  2021 E 2022:









Objetivo:  
  •  Oportunizar um espaço de motivação, vivências e socialização  de práticas e experiências pedagógicas, na busca da implementação do Referencial Curricular Municipal e de uma aprendizagem significativa e de qualidade

Público Alvo:

  1. Professores que atuam nos componentes curriculres de  História e Geografia da Rede Municipal de Ensino de Ijuí/RS

Justificativa:

Através do programa Trilhas Pedagógicas a rede municipal de ensino oportuniza encontros de Formação Continuada para os profissionais da educação de diferentes níveis e áreas do conhecimento.

   Esse espaço permite o encontro de diferentes realidades, e diferentes grupos de profissionais visando a construção de linhas comuns de ação com foco na aprendizagem significativa.

    A formação continuada, se efetiva em um espaço de construção do conhecimento, onde se faz uma reflexão teórica-prática das 

nossas ações no que se refere ao processo ensino-aprendizagem do cotidiano da escola em uma educação inclusiva

   Os temas e dinâmicas  enfocados na Formação Continuada consideram as necessidades apresentadas pela realidade educacional atual  e por demandas encontradas pelos profissionais da educação  que buscam atualização constante e discussão da prática docente. 

.



PARA ACESSAR O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO PARA INSCREVER-SE NAS FORMAÇÕES DO ANO DE 2023 E TER ACESSO AOS CERTIFICADOS DAS FORMAÇÕES DOS ANOS DE  2021 E 2022:







Objetivo:

  • Proporcionar momentos para dialogar, compartilhar e aprofundar conhecimentos sobre a Educação Física escolar, nas diferentes etapas da educação.

Público Alvo:

Professores de Educação Física das diferentes etapas da Educação Básica

Justificativa:

Todo educador constrói uma base teórica na sua formação inicial como docente. No entanto, as mudanças que ocorrem no processo de ensinar e aprender, nas metodologias, e no uso de diferentes recursos, considerando os tecnológicos, desafia-os a buscar sempre novas formas de atualizar-se, revendo constantemente sua prática, seu planejamento e suas vivências junto aos educandos. Assim, a formação continuada oferecida pelo programa Trilhas Pedagógicas, dentro do percurso formativo 4 - Áreas do Conhecimento, permite aos professores reverem, juntos, o percurso vivido, evidenciando pontos fortes ou aprimorando fragilidades, ao mesmo tempo em que desconstrói a ideia de educador como um mero transmissor de conhecimento.



PARA ACESSAR O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO PARA INSCREVER-SE NAS FORMAÇÕES DO ANO DE 2023 E TER ACESSO AOS CERTIFICADOS DAS FORMAÇÕES DOS ANOS DE  2021 E 2022:










OBJETIVO:

  • Promover aos professores da área da matemática um espaço de formação para compartilhamento, estudo e planejamentos com base nas competências e habilidades para o ensino de matemática conforme a organização da BNCC, bem como, o Referencial Curricular Municipal, além de temáticas de âmbito geral que permeiam o contexto escolar. 

PÚBLICO ALVO:

Professores de matemática da rede municipal de ensino de Ijuí/RS.

JUSTIFICATIVA:
  1. A formação continuada é parte do desenvolvimento profissional do professor, portanto de grande relevância para subsidiar a organização e o planejamento de ensino. Isso porque, o contexto escolar é permeado por diversos fatores, sendo de ordem social, política, econômica, emocional e ética. Essas questões influenciam na dinâmica da sala de aula, pois é um espaço de interação social da cultura humana, e por assim dizer, os modos de ensinar os objetos do conhecimento aos estudantes precisam ser constantemente repensados.
  2. Por esse motivo, os encontros formativos na rede municipal de ensino que tem como foco a implementação do Referencial Municipal Curricular, serão organizados por via de estudar para compreender questões relacionadas ao cotidiano escolar, mas essencialmente ao como ensinar os objetos do conhecimento, possibilitando aos professores reelaborar sua ação pedagógica, ampliando o conhecimento teórico-prático em Matemática, incentivando as atividades e projetos interdisciplinares e o uso de recursos tecnológicos. 
  3. Desse modo, ao compartilhar suas experiências, os professores aprendem de forma coletiva, fortalecendo a ação pedagógica por meio de aulas que evidenciem o desenvolvimento integral do estudante como ser humano e, por consequência, uma aprendizagem de melhor qualidade
  4.  



PARA ACESSAR O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO PARA INSCREVER-SE NAS FORMAÇÕES DO ANO DE 2023 E TER ACESSO AOS CERTIFICADOS DAS FORMAÇÕES DOS ANOS DE  2021 E 2022:








ARTE:

OBJETIVO:

  • Assessorar, orientar, acompanhar e avaliar a realização de encontros  de Formação Continuada para professores que trabalham com o componente Curricular Arte, considerando as linguagens das  Artes Visuais, Dança, Teatro e Música.

  • Ofertar suporte teórico e técnico do ensino da Arte, desenvolvendo o  pensamento artístico, possibilitando aos educadores discorrer sobre o processo de ensino-aprendizagem, dando suporte à sua prática de aula e redimensioná-la quando necessário.

  • Assessorar e acompanhar o estudo e a implementação do Referencial Curricular Municipal do Ensino Fundamental II, do componente Arte, de acordo com a BNCC.
  • Acompanhar e assessorar visitas nas escolas, para qualificar o processo da prática pedagógica dos professores de Arte.


Público- alvo:

Professores de Arte da rede municipal de ensino.

Justificativa:
Considerando que as práticas desenvolvidas no componente Curricular Arte devem garantir a pesquisa, a investigação e experienciação de diferentes materiais, suportes e linguagens, a formação continuada torna-se momento singular, onde são articuladas teorias e práticas com os professores,  ampliando  os saberes sobre a produção artístico-estética da humanidade e as possibilidades de representação com diferentes materiais e instrumentos. A Formação Continuada será realizada em formato híbrido,  assegurando que sejam encontros de reflexão e estudo para os professores, ampliando suas interações com manifestações artísticas e culturais Nacionais e Internacionais, de diferentes épocas e contextos.


Língua Portuguesa

OBJETIVO:

  • Oportunizar a qualificação dos profissionais de educação, possibilitando momentos de reflexão, socialização sobre a prática pedagógica e a implementação do Referencial Curricular Municipal.


Público- alvo:

Professores de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino.

Justificativa:

 A Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, SMEd, oportuniza encontros de Formação Continuada para os profissionais da educação de diferentes níveis e áreas do conhecimento através do programa Trilhas Pedagógicas . A formação continuada destes profissionais possibilita aos mesmos o aperfeiçoamento de seus saberes, a troca de experiências e a reflexão envolvendo a teoria e a prática. Assim, os temas evidenciados na Formação Continuada levam em consideração as demandas apresentadas pela realidade educacional e pelas necessidades encontradas pelos profissionais no contexto diário.


Língua Inglesa

OBJETIVO:
  • Oportunizar a qualificação dos profissionais de educação, possibilitando momentos de reflexão, socialização sobre a prática pedagógica e  a implementação do Referencial Curricular Municipal.
Público- alvo:

Professores de Língua Inglesa da rede municipal de ensino.

Justificativa:

 A Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, SMEd, oportuniza  encontros de Formação Continuada para os profissionais da educação de diferentes níveis e áreas do conhecimento  através do programa Trilhas Pedagógicas .
A formação continuada destes profissionais possibilita aos mesmos o aperfeiçoamento  de seus saberes, a troca de experiências e  a reflexão envolvendo a teoria e  prática.
Assim, os temas evidenciados na Formação Continuada levam em consideração as demandas apresentadas pela realidade educacional e pelas necessidades encontradas pelos profissionais no contexto diário.



PARA ACESSAR O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO PARA INSCREVER-SE NAS FORMAÇÕES DO ANO DE 2023 E TER ACESSO AOS CERTIFICADOS DAS FORMAÇÕES DOS ANOS DE  2021 E 2022: