Ijuí 131 Anos





   

Ijuí é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a uma latitude 28º23'16" sul e a uma longitude 53º54'53" oeste, estando a uma altitude de 328 metros do nível do mar. Com 83.475 habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE, divulgada no dia 28 de agosto de 2019, é o município mais populoso da região Noroeste do Estado.

         O município de Ijuí ocupa a 27ª colocação no ranking de retorno do ICMS entre os 497 municípios que abrangem o Estado do Rio Grande do Sul. Dado divulgado em 22 de outubro de 2018, ano base 2017 (Secretaria da Fazenda - Receita Estadual - Sistema de Apuração dos Índices dos Municípios e Núcleo de ICMS do Município de Ijuí).

    Devido ser uma cidade universitária e com um amplos recursos hospitalares Ijuí tem um fluxo superior a 100 mil pessoas, sendo o maior e mais importante centro populacional da região.

Dados Gerais:

Ijuí no Estado do Rio Grande do Sul Aniversário: 19 de Outubro

Fundação: 19 de Outubro de 1890

Gentílico: ijuiense

Prefeito: Andrei Cossetin Sczmanski (Progressistas)

Municípios limítrofes: Chiapetta, Nova Ramada, Ajuricaba, Bozano, Boa Vista do Cadeado, Augusto Pestana, Coronel Barros e Catuípe.

Densidade: 114,51 hab./km² (IBGE 2010)

Clima: subtropical úmido

Fuso horário: UTC-3

IDHM: 0,781 PNUD/2010











 
PARA BAIXAR O HINO EM MP3 CLIQUE :





LETRA DO HINO DE IJUÍ









BRASÃO DO MUNICÍPIO DE IJUÍ/RS:




BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE IJUÍ/RS:












Distâncias:

  * Santa Maria - 180 Km

  * Passo Fundo - 170 Km

  * São Borja - 230 Km

  * Caxias do Sul - 400 Km

  * Porto Alegre - 441 Km

  * São Paulo - 1135 Km

  * Curitiba - 727 Km

  * Florianópolis - 695 Km

  * Santa Maria - 175 Km














    A agricultura caracteriza-se pelas culturas anuais, especialmente soja, trigo e milho. A pecuária constitui-se basicamente na criação de gado de corte e gado leiteiro. A agropecuária, nos últimos anos, tem alcançado crescimento importante na produção de leite, ovos, mel, cera e lã. O setor primário do município - agricultura e produção mineral – representa até 2003 um percentual de 12,90 da economia do município. A bacia leiteira do município produz aproximadamente 20 milhões de litros anualmente. O crescimento agrícola de Ijuí sobrepujou o setor industrial no último ano. O setor industrial especializou-se na construção de máquinas e implementos agrícolas e produtos alimentícios. Mais recentemente, está crescendo a produção de confecção e vestuário.

    O setor industrial em Ijuí possui uma grande influência na economia da região, representando em 2003 um percentual de 13,51% da economia do município. No setor terciário, houve um crescimento significativo em razão da comercialização de máquinas e equipamentos vinculados a agricultura, tais como: máquinas, equipamentos eletrônicos, adubos, pesticidas, inseticidas. Outros serviços vinculados ao desenvolvimento da cidade - supermercados, estabelecimentos comerciais dos mais diversos tipos, lojas de calçados, farmácias, etc – também estão em franca ascensão.

   Observa-se crescimento anual do setor terciário na economia de Ijuí, onde o comércio varejista e o atacadista chegaram a um percentual de 55% e os serviços com 18,54% em 2003. O município de Ijuí ancorou sua economia basicamente na agricultura e num parque industrial bastante desenvolvido em relação à economia regional. Nos últimos anos, observou-se um crescimento bastante acentuado no setor terciário, transformando Ijuí em cidade pólo regional.





        

       A Colônia de Ijuhy foi fundada em 19 de outubro de 1890, Ijuhy significa na língua guarani, “Rio das Águas Claras” ou “Rio das Águas Divinas”. Recebeu imigrantes de várias nacionalidades, coordenada inicialmente pelo Diretor Augusto Pestana, Ijuí teve grande impulso em seu desenvolvimento quando, a partir de 1899, foi incentivado o assentamento de colonos com conhecimento de agricultura, vindos principalmente de colônias mais antigas do Rio Grande do Sul. Em 31 de janeiro de 1912 de acordo com Decreto n°. 1814, obteve a Emancipação Político-Administrativo do município de Cruz Alta.Hoje, é conhecida por Terra das Culturas Diversificadas, Cidade Universitária, Colmeia do Trabalho, Terra das Fontes de Água Mineral e Portal das Missões. Localizada no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, em um entroncamento rodoviário que é passagem obrigatória para o Mercosul e a 395 km da capital, Ijuí é uma cidade que possui expressão em nível estadual. Todas as suas potencialidades são expressas através de uma firme economia baseada no seu forte setor agropecuário, em seu comércio, indústrias e serviços; de seu ensino qualificado, conferido por escolas da cidade e pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ e de sua saúde, amparada por hospitais muito bem equipados, que dispensam auxílio integral a toda Também em Ijuí está localizada a matriz da COTRIJUI - Cooperativa Agrícola & Industrial, uma das maiores cooperativas do Rio Grande do Sul, que abrange mais de 38 municípios do estado e a Imasa Indústria de Máquinas Agrícolas LTDA. O principal jornal da cidade, por várias décadas, foi o Correio Serrano, editado pela mesma empresa que o Die Serra-Post, em alemão. A cidade pode ser acessada através da BR-285, Ijuí/São Borja ou Ijuí/Vacaria, RS-155, Ijuí/Três Passos, RS-342, Ijuí/Cruz Alta ou Ijuí/Três de Maio, RS-514, Ajuricaba e RS-522, Ijuí/Santiago.Ijuí é conhecida por reunir variados grupos étnicos, sendo daí conhecido como Terra das Culturas Diversificadas. Pode-se citar os seguintes:  afrobrasileiros, índios, portugueses, franceses, italianos, alemães, poloneses, austríacos, letos, holandeses, suecos, espanhóis, japoneses, russos, árabes, libaneses, lituanos, ucranianos, entre outros. Na Expo-Ijuí, feira de amplo destaque na região e no estado, é possível conhecer o comércio, indústria, agropecuária, vestuário, artesanato da região e do estado. Juntamente na Expo-Ijuí é realizada a Fenadi - Festa Nacional das Culturas Diversificadas onde pode-se visitar e provar pratos típicos destas etnias, assim como apreciar danças e apresentações das mesmas, o que possibilita conhecer um pouco dos costumes das terras natais dos antepassados que ali chegaram.

 



    

    A formação do solo de Ijuí é reflexo da estrutura geológica com os processos climáticos, tipos de vegetação e recentemente com a influência da humanidade. Ijuí localiza-se no planalto sobre pedra de basalto vulcânica e a paisagem com ondulações moderadas, com colinas de centenas metros e inclinações entre 3% a 10%, em casos extremos até 15%. O ponto mais alto do município chega a 409,8 m acima do nível do mar e o mais baixo 205 m. A média é de 384 m. A vegetação de Ijuí se origina de florestas subtropicais localizadas às margens dos rios e riachos, bem como através de capões em campo aberto.

Vegetação

    A vegetação original do município sofreu modificações com a urbanização. A hidrografia está determinada pelos rios Ijuí, Potiribu e Conceição que cortam o município. As diversas quedas de água de seus cursos representam ótimo potencial hidroelétrico.

Clima

    O clima do município é subtropical (ou temperado) úmido, com quatro estações distintas, temperaturas altas no verão e invernos frescos ou relativamente frios. A temperatura média anual está em torno dos 20 °C e as chuvas se distribuem regularmente durante o ano. No verão, predominam as chuvas convencionais e no inverno as chuvas frontais, com bastante uniformidade. A queda de neve é incomum, mas ocorreu um caso memorável em 1965, quando a cidade cobriu-se de branco.

 



    

    A educação de Ijuí e fortemente destacada no âmbito nacional, cidade onde se localiza a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), classificada entre as cinco melhores Universidades do Estado e décima melhor Universidade Privada do País, segundo dados do MEC em 2009. A UNIJUÍ é uma universidade comunitária de caráter regional, oferecendo mais 45 cursos e abrigando mais de 12.000 alunos (2005) e uma Faculdade FAGEP que oferece 4 cursos. O Serviço Nacional Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) oferecem cursos profissionalizantes para o mercado de trabalho local e regional. Desde 2008 o município de Ijuí conta com mais uma Faculdade, a Faculdade América Latina, que tem como mantenedores a Sociedade Educacional Santa Tereza, de Caxias do Sul, e a Faculdade Esade, de Porto Alegre.

    












        Por muito tempo, o serviço público de saúde em Ijuí foi prestado por um órgão federal. Apenas no final da década de 60, foi criado o Departamento de Trabalho e Ação Social, cujo objetivo era atender pacientes em vulnerabilidade social. No entanto, o atendimento passou a ser estruturado somente em 1973, quando foi criada a então Secretaria Municipal de Saúde, Trabalho e Ação Social (SMSTAS). Nessa época, eram prestados serviços de planejamento familiar, atendimento médico e dentário, internação hospitalar, pronto socorro, farmácia e remoções com ambulâncias.

A partir de 1983 houve a ampliação da rede de atenção básica do município, por meio de parceria entre a Prefeitura e a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene). Contudo, apenas em 1992 o município aderiu ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, a Prefeitura de Ijuí, conta com um espaço amplo e moderno para atender a população. A nova sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu suas portas em abril de 2010 com pronto atendimento 24 horas.

         A estrutura conta com clínica médica geral e pediátrica. Além de profissionais das áreas de ginecologia, obstetrícia, especialidades de média complexidade em cardiologia, oftalmologia, psicologia e fonoaudiologia.  Além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).O município também dispõe de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), estruturadas para atender a população. Em cada unidade existem profissionais das áreas de ginecologia e obstetrícia, clínica geral, pediatria, nutrição, enfermagem, além de agentes comunitários de saúde e de controle de endemias.

Hospital de Caridade

    O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) surgiu da necessidade de atendimento médico-hospitalar, a partir do crescimento da cidade, na década de 30. Em 19 de junho de 1935, formou-se a Associação Hospital de Caridade de Ijuí e em 9 de junho de 1940, o primeiro pavilhão foi construído. A partir dos anos 80, foi aberto à comunidade, exigindo adequação e ampliação.Hoje, o HCI é um hospital macrorregional. Atende cerca de 1,5 milhão de pessoas de 120 municípios e tem 75% de sua capacidade destinada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais convênios. Possui serviços de oftalmologia, banco de sangue e banco de leite. É referência em serviços de hemodiálise, transplantes renais e de córneas.

   Pelo Instituto do Coração, realiza cateterismo, cirurgias, angioplastia e tratamento de doenças neurológicas, cardiovalculares e vasculares. Realiza ainda tratamento completo do câncer, por meio do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).

Bom Pastor - O Hospital Bom Pastor, foi fundado em 18 de maio de 1981 pela Cooperativa Regional Tríticola Serrana Ltda (Cotrijuí). A meta era atender associados e produtores rurais de sua área de ação. Em dezembro de 1988, passou a ser administrado pela comunidade com a criação da Sociedade Hospitalar Beneficente Ijuí, que em janeiro de 2005 passou a ser chamada de Associação Hospital Bom Pastor de Ijuí.

    De abrangência microrregional, é uma entidade sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Atende cerca de 50 municípios da região, possuindo 42 leitos para internação. Está direcionada ao atendimento nas áreas da geriatria, dependência química e psiquiatria, porém atende ainda as áreas de clínica médica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica

 Unimed - A Unimed Ijuí foi fundada em 20 de outubro de 1971.  Em 1979, inaugurou sua primeira sede própria, na rua Siqueira Couto. Já em março de 2005 inaugurou o complexo hospitalar Unimed.Em sua estrutura, há pronto atendimento e emergência 24 horas, centro de diagnóstico por imagem e laboratório de análise clínicas. Ainda unidades de internação, centros cirúrgico, obstétrico, quimioterapia e o Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Possiu ainda um heliponto, que permite remoções aéreas de pacientes por meio da “Uniar”, uma empresa de transporte aéreo médico, vinculada ao Sistema Cooperativo Empresarial Unimed.





   Folclore

    As tradições e os costumes dos índios, europeus, asiáticos e africanos, resumiu-se num destacado centro de folclore. A diversificação étnica com a formação do caboclo local (o mestiço de português com os índios) está culturalmente integrada às tradições e costumes da região, onde demonstram com o orgulho o espírito de brasilidade.Em 1943, foi fundado em Ijuí a primeira Entidade Tradicionalista, que depois da fundação do 35CTG, passou a Centro de Tradições Gaúchas. A cozinha regional, os trajes, as danças, e as diferentes culturas espelham as diversas bases étnicas do Rio Grande do Sul, os principais CTG's da cidade que participam de rodeios e concursos por todo o Estado, CTG Clube Farroupilha, G.F Fogo de Chão, G.F Chaleira Preta, CTG Laureano de Medeiros, CNN Piazito Carreteiro, CTG Avô Maragato e GF Chão Batido.

A cidade também é conhecida dentro do meio tradicionalista gaúcho em diversas modalidades individuais por possuir os primeiros vencedores da modalidade Dança de Salão no ENART (maior festival amador da América Latina) Leonardo Veiga e Andréia Hampp, e também conta com participantes da modalidade de chula, como Jean Diniz, Bi campeão do ENART (2007 e 2008) e campeão do Rodeio Internacional da Vacaria, e Luciano Scheer, vice-campeão do ENART (2010), além de contar com bons chuleadores na modalidade Juvenil e Mirim. As fachadas de diversos prédios de igrejas e de algumas residências mantém as tradições dos antepassados, resistindo aos avanços de nossos dias. Carnaval, futebol, “Canto Farroupilha” (música típica riograndense), Semana do Imigrante Alemão, “Semana Farroupilha”, ExpoIjuí, Natal das Etnias, Feira do Livro, são algumas das manifestações culturais do município.

Artesanato

    O artesanato em Ijuí tem duas dimensões: o trabalho e a cultura. As criações na área de cerâmica, pintura, bordados, crochê, porcelana, couros, madeira, chifre, milho, palha de trigo, vidro e papel, demonstram toda a criatividade do povo ijuiense. Os artesãos estão organizados em associação e participam de diversas feiras e exposições a nível regional e estadual, além de possuírem na cidade dois locais onde o artesanato é comercializado.

Gastronomia

A alimentação em Ijuí constitui-se basicamente em pratos típicos riograndenses: churrasco, “carreteiro”, feijão, arroz, carne, legumes e frutas. A agricultura regional é diversificada, destacando-se a batata, a mandioca, legumes, frutas e verduras, grandemente consumidas pela população. A mistura étnica, representada por alemães, austríacos, poloneses, italianos, afro-brasileiros, portugueses, árabes, holandeses e suecos e outros, tem influenciado os cardápios, diversificando e qualificando a alimentação da população da cidade de Ijuí.

Grupos étnico

    Em virtude da diversidade étnica que originou a população ijuiense, havia a vontade de expressar toda essa miscigenação cultural. Foi assim que em 1985 criou-se o Movimento Étnico e, em 1987, foi realizada a 1ª Festa Nacional das Culturas Diversificadas Fenadi. Esse evento é responsável pelo resgate dos costumes, da gastronomia, da música, da dança e de toda memória cultural de onze etnias que estão organizadas em casas típicas no Parque Wanderley Burmann. Alemães, austríacos, afro-brasileiros, árabes, espanhóis, holandeses, italianos, letões, portugueses, poloneses, suecos e japoneses, revelam um legado cultural que proporciona, anualmente, uma viagem de conhecimento ao visitante.

 

Usina Velha

Cascata da Usina Velha de Ijuí.

    A Usina Velha em Ijuí foi uma usina hidroelétrica inaugurada em 1923. Foi inicialmente projetada para atender as necessidades do município durante dez anos, no entanto a demanda por energia aumentou tanto que apenas cinco anos depois já era necessária a instalação de um segundo grupo gerador.Este segundo grupo foi instalado em 1932 e na década de 1940, foi instalado um gerador a diesel. A usina tinha capacidade para produzir 500;Kw de potência, mas conseguia produzir 300 MWh/mês, o que equivale apenas ao consumo da iluminação pública. Suas instalações oferecem também um belo passeio oferecendo uma boa infraestrutura para receber os visitantes: quiosque, locomóvel, área de descanso, banheiros, estacionamento, e um mirante para apreciar a vista da queda de água com aproximadamente 11,20 m.Em 2017, foi aprovada a sua desativação junto ao governo municipal para a construção de uma nova usina no Rio Potiribu, tendo assim um melhor aproveitamento dos recursos hídricos e do potencial de geração de energia elétrica.


A Usina do Passo de Ajuricaba

    A Usina do Passo de Ajuricaba foi inaugurada em 1959, em função da crescente necessidade na produção de energia elétrica que ocorria devido à industrialização da região.Localiza-se na Vila Floresta, com acesso pela BR-285, km 330 e pela RS 155, km 5.

 

Fazenda São José

    A Fazenda São José está localizada a 15 km do centro da cidade e tem acesso pela RS-342, no Distrito de Alto da União. Oferece 290 hectares de área verde junto à natureza num local com mata nativa. Atualmente a maior parte de suas terras são ocupadas com algumas culturas como soja e trigo, com apenas uma parte restante utilizada para o gado. Há algum tempo servia como hotel-fazenda, disponibilizando muitas atividades diferentes.

 

Museu Antropológico Diretor Pestana

    O museu antropológico Diretor Pestana constitui um centro de preservação da memória regional. Situa-se na Rua Germano Gressler, 96, no Bairro São Geraldo. Possui aproximadamente 25 mil peças relacionadas ao índio pré-missioneiro e encontradas na região. A seção antropológica possui 3900 peças que contam as histórias do povo ijuiense, índios e de toda região. Beleza e encantamento revelam-se no resgate de história passadas, desde sua fundação o museu é mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado – Fidene, foi criado em 25 de maio de 1961, junto ao Centro de Estudos e Pesquisas Sociais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí – FAFI com o objetivo de resgatar e preservar a memória regional, promover a cultura, a educação e o lazer.

 

Bibliografia:

IBGE CIDADES. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/ijui/panorama.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IJUÍ. Disponível em: https://www.ijui.rs.gov.br/ .