Ijuí receberá a 84ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria

 

Ijuí receberá a 84ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria

 

O município Ijuí recepcionará o Fogo Simbólico da Pátria no dia 16 de agosto, segunda-feira, a partir das 9 horas na Praça da República.

A entrega da chama é um evento estadual e conduzida pela Liga da Defesa Nacional (LDN), abrindo os preparativos da Semana da Pátria 2021. Os festejos tem como tema Nacional o “Hino Nacional Brasileiro”, e a temática regional é a “A Força Expedicionária Brasileira (FEB) e a participação dos gaúchos na Segunda Guerra Mundial”.

A condução da Centelha do Fogo Simbólico da Pátria 2021, do eixo noroeste do estado, está sob o comando de Gilmar Sousa Chagas, que fará a transmissão do Fogo Simbólico da Pátria para o Prefeito de Ijuí Andrei Cossetin Sczmanski, o Comandante do 27º GAC, tenente-coronel Márcio Gregório Santos Aragão, e a Guarnição Militar Estadual de Segurança Pública.

Após a cerimônia o Fogo Simbólico da Pátria será conduzido por Policias da Brigada Militar de Ijuí, que farão uma corrida de aproximadamente 2km para levar o fogo até o 27º GAC, local que permanecerá até o dia 1° de setembro, quando retornará para a Praça da República no momento da abertura da Semana da Pátria.

Devido a necessidade de restrição de público, como medida de conter a pandemia, a cerimônia será breve e pode ser acompanhada pelo Facebook da Prefeitura Municipal.

A 84º Corrida Fogo Simbólico da Pátria e a Liga da Defesa Nacional:

A Liga da Defesa Nacional foi criada em 1916 pelo poeta e jornalista Olavo Bilac e está presente em todo o Brasil. Tem a finalidade de fortalecer o patriotismo e desenvolver o civismo entre os brasileiros.

A Corrida do Fogo Simbólico da Pátria foi criada em 1937 pelos gaúchos, e a primeira corrida foi de Viamão a Porto Alegre. Todos os anos, percorre o Estado levando a chama a diversos municípios gaúchos.

O Fogo Simbólico representa a Pátria, como uma chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade, além de proporcionar oportunidade de reflexão sobre o amor à Pátria e acerca da importância do culto aos Símbolos Nacionais. O calor da chama transmite a mensagem da preservação do patriotismo, civismo e respeito.