FEIRA DO LIVRO: ATIVIDADES DA FEIRA - ERIC CHARTIOT


Eric Chartiot



Eric Chartiot, o Magicontador, nasceu na França em 1961, ano em que o primeiro homem saiu da atmosfera. Será que ali nasceu a vontade de viajar? Com 18 anos foi morar em Londres onde estudou a língua de Shakespeare... lavando pratos em restaurantes. Em 85 se formou em Lyon, França, como tradutor intérprete e logo se mudou para Sevilha, Espanha, onde ensinou o Francês antes de vir ao Brasil em 86 para trabalhar durante dois anos na Embaixada da França. De volta ao país de origem, ficou cinco anos em Paris, representando uma editora francesa em toda Europa do Sul e América Latina. “Naquela época, viajava mais que aeromoça! ” fala!

Em 1993 assumiu o posto de Diretor de Cursos do Centro Cultural Francês em Oslo, Noruega, e em 97, voltou ao Brasil como Diretor da Aliança Francesa de Porto Alegre. Terminando seu contrato, em 2002, começou a carreira de... Mágico e Contador de histórias.

Cultivando um estilo particular, o Magicontador já participou dos maiores festivais de Mágica e de Contação de histórias da América Latina, publicou vários livros e apresenta espetáculos para todos os públicos. Mas por que deixar uma bem sucedida carreira profissional para tentar viver de Mágica?

Por que? Bem... suspenda a incredulidade, não tente entender!






"Saber é Mágico"


Saber é mágico.

Muitos são os que pensam que os mágicos usam truques, trapaceiam. Se eles fazem isso não seria unicamente para criar ilusões nas mentes de quem os assistem? Para levá-los, nem que seja por alguns instantes, a sonhar que o impossível poderia ser realizado?


Se o mágico pode fazer isso, será que temos o direito de trapacear com o saber, o aprender, pilares de nosso futuro?


Não, esse direito nós não temos. Claro que nem sempre será fácil mas guardando sempre esse brilho nos olhos, uma mente aberta para novos conhecimentos e uma força de vontade que permita ir sempre pra frente, nada poderá pará-los.


O Saber é mágico e, nele, não existe trapaça.