Escolas de Educação Infantil de Ijuí recebem Mobiliário Pikler

 



A abordagem para crianças de 0 a 3 anos surgiu a partir do trabalho da pediatra húngara Emmi Pikler. Ela formou-se em medicina e decidiu, juntamente com o marido, deixar que a primeira filha do casal tivesse liberdade para movimentar-se e desenvolver-se no seu próprio ritmo durante os primeiros anos de vida. Pikler relatou a experiência em seu primeiro livro voltado para pais, que foi publicado em 1940. Assim, ela lançou as bases da abordagem praticada até hoje.

Em 1946, Emmi Pikler fundou o Instituto Lóczy em Budapeste, uma instituição que acolhia crianças órfãs e abandonadas. Emmi continuou seu trabalho no instituto e escreveu outras publicações sobre suas experiências. Ela dirigiu o orfanato até 1979 e faleceu em 1984.

A partir de meados da década de 1990 a abordagem Pikler, também conhecida como “Pedagogia dos Detalhes”, foi se tornando cada vez mais conhecida e adotada por espaços de Educação Infantil, tendo como princípios diretores o vínculo afetivo nas relações entre adulto e criança, a atividade autônoma, a consciência de si e do ambiente e a preocupação com a saúde e o bem estar da criança. 

Emmi Pikler desenvolveu uma espécie de mobiliário de madeira, para auxiliar o desenvolvimento motor e oportunizar o aperfeiçoamento de habilidades conquistadas. O movimento livre dos bebês e crianças bem pequenas nos diferentes implementos como caixotes de diversos tamanhos, degraus, túneis, rampas e escadas em forma de triângulos, permitem desafios, mas estes não devem ser usados aleatoriamente, requerem estudo e comprometimento dos adultos responsáveis pelo grupo de crianças.

O ambiente cuidadosamente organizado e adequado para instigar suas experiências, aliado a presença de um adulto que se interesse, que estabeleça uma boa relação de segurança e afeto, contribuem para que a criança seja criativa, pesquisadora e interessada em descobrir o mundo que a cerca.

Dessa forma,  suas contribuições sobre o desenvolvimento infantil, inspiram muitos profissionais. Através do acolhimento, dos cuidados diários e das condições criadas pelo adulto, as competências ganham sentido e a criança é entendida e respeitada como sujeito potente, ativo e livre para a apr

Na presente data, 13 escolas que atendem a faixa etária dos bebês serão contempladas com este mobiliário, totalizando um investimento de R$ 28.750,00, realizado através de doação do Senhor Luíz Schirmann.

Seguem imagens do evento