Bicentenário da Independência do Brasil/1822 - 2022 - Sugestão de Material de Apoio para Educadores e Educandos - Ensino Fundamental II



Sugere-se trabalhar Temas Contemporâneos Transversais

 A Educação Básica tem como compromisso a formação e o desenvolvimento humano, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica. Nesse sentido, os Temas Contemporâneos Transversais em comunhão com princípios e valores orientam o desenvolvimento do ensino e aprendizagem.

  Nos documentos oficiais que orientam a educação nacional, as recomendações quanto a proposta pedagógica com base nesta temática iniciou com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Desde então, as discussões versam sobre a melhoria no trabalho no que tange a inserção destes temas de forma contextualizada.

 Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2019),  os Temas Contemporâneos Transversais são referência na elaboração e alinhamento dos currículos com os objetos do conhecimento. Em relação às ações pedagógicas, a BNCC propõe a construção  intencional de processos educativos, promovendo aprendizagens sintonizadas com as necessidades, possibilidades e interesses dos estudantes, dialogando com os desafios da sociedade contemporânea.

Os Temas Contemporâneos Transversais estão dispostos nas obras didáticas do Programa Nacional do Material e do Livro Didático (PNLD), a fim de promover a contextualização do ensino para que ele faça sentido aos estudantes no seu processo de desenvolvimento. Estes temas  visam possibilitar, além do cumprimento da legislação que versa sobre a Educação Básica, garantir aos estudantes os direitos de aprendizagem, pelo acesso a conhecimentos que possibilitem a formação para o trabalho, cidadania e democracia, respeitando as características culturais, econômicas regionais e locais da comunidade escolar.

   Ao abordar o contemporâneo, suas aplicações surgem em uma infinidade de possibilidades nas áreas do conhecimento permitindo que o estudante compreenda questões cotidianas como por exemplo, a organização financeira de forma consciente, cuidados com a saúde, o uso das novas tecnologias digitais e o cuidado com o planeta em que vive. Além de entender e respeitar as diferenças, conhecer seus direitos e deveres no exercício da cidadania no atual contexto, de modo a contribuir para a formação integral do estudante como ser humano, sendo essa uma das funções sociais da escola.

   Ao referir-se ao transversal define-se como aquilo que atravessa. Segundo a BNCC, no contexto educacional, é aquele assunto que não pertence a uma área do conhecimento em particular, mas atravessa todas elas. Desse modo, os Temas Contemporâneos Transversais não são de responsabilidade exclusiva de um componente curricular, perpassando todos de forma transversal e integradora, afetando a vida humana em escala local, regional e global e dialogando com as referências nacionais e de cada sistema de ensino.

 Existem distintas concepções de como trabalhá-los na escola. Essa diversidade de abordagens é positiva na medida em que possa garantir a autonomia das redes de ensino e dos professores.

  Na busca pela melhoria da aprendizagem, contextualizamos os objetos de conhecimento juntamente com os temas contemporâneos, buscando aumentar o interesse dos alunos durante o processo e despertar o interesse a esses temas no seu desenvolvimento como cidadão, bem como, destaca-se a importância dos temas contemporâneos no contexto escolar para dar sentido à aprendizagem e ao protagonismo dos alunos na construção de seu projeto de vida.

   Os Temas Contemporâneos Transversais estão agrupados em seis temáticas: Meio ambiente, Economia, Saúde, Cidadania e Civismo, Multiculturalismo e Ciência e Tecnologia, sendo que cada temática pode desencadear subtemas.

  • Meio Ambiente se desmembra em Educação Ambiental e Educação para o Consumo.

  • Economia pode-se incluir temas como: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal.

  • Saúde engloba a Educação Alimentar e Nutricional.

  • Cidadania e Civismo pode-se inserir, Vida familiar e social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente e Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

  • Multiculturalismo aborda a Diversidade Cultural e a Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

Referências:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2019.

BRASIL. Temas contemporâneos Transversais na BNCC. Propostas de práticas de implementação, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf

IJUÍ. Referencial Curricular Municipal - Fundamental II. Cadernos SMED - Ijuí/RS - n. 24. Vol. 3. Ijuí, 2020.

PARA ACESSAR DIVERSOS MATERIAIS, CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO: